Foco – Entrevista com Alexandra Olmos

Entrevistada: Alexandra Olmos
Departamento de Recursos Humanos

FACTO: mais de 40% do universo Wondercom tem excesso de peso. Estes dados são referentes ao ano de 2018.

Um dia cansativo no trabalho, falta de tempo ou de companhia, são algumas das desculpas que encontramos para justificar (na maioria das vezes, a nós próprios) o facto de não fazermos exercício físico.

A contrariar esta tendência estão pessoas como a Alexandra Olmos. Pratica exercício físico regularmente há quatro anos e treina, pelo menos, três vezes por semana. “Comecei a ir mais ao ginásio porque estava desempregada e tinha excesso de tempo. Comecei a aplicar-me, a ver resultados e a sentir-me melhor. Hoje não vivo sem o exercício físico”afirma.

Mas começar nem sempre é fácil, explica. “Há um grande problema para quem começa a treinar, que é a vergonha de treinar à frente de outras pessoas. Eu também tive esse problema, sentia-me completamente intimidada a pegar num peso e ir para o meio dos homens. Neste momento, seja em que ginásio for, esteja quem estiver, é-me completamente indiferente”.

“Antes de entrar para a Wondercom, perdi 6kg em três ou quatro meses”

Para alguém que queira começar e que não tenha disponibilidade para pagar um personal trainer, por exemplo, aconselha:“Em todos os ginásios, todos os instrutores de sala têm formação e ajudam! Basta pedir ao instrutor que veja se estamos a fazer o exercício bem, se a postura está correta…. E vai-se aprendendo! O youtube também é um bom truque. Cheguei a levar vídeos de exercícios do youtube e antes de fazer via como é que era e repetia!”

Confessa também que recorreu a acompanhamento online, o que a ajudou a manter o foco nos objetivos. “Há pessoas da área do fitness que fazem esse tipo de acompanhamento. Estipulam-se os objetivos e faz-se tudo para os cumprir. Foi o que fiz. Antes de entrar para a Wondercom, perdi 6kg em três ou quatro meses”.

“Não vejo o meu filho como uma desculpa, mas sim como um motivo”

A Alexandra, que foi mãe há pouco mais de um ano, fala sobre a fase de adaptação e a importância de ter alguém que nos apoie. “Ao inicio foi complicado… Nos primeiros dois meses não pude fazer nada porque fiz cesariana e estava mesmo proibida de fazer esforços. Mas passada esta fase, e tenho de agradecer ao meu marido, o fim do dia era dedicado a mim. Ele chegava e ficava com o miúdo, eu ia para o ginásio e dedicava esse tempo a mim. Fazia-me bem sair do meio das fraldas e do leite. Tenho sorte. Ele acompanha-me em tudo.”

E agora, com todas as mudanças que um filho implica, a Alexandra conseguiu encontrar novas rotinas e adaptar-se à aventura em que a vida se tornou.“Antes de engravidar treinava de manhã e confesso que agora ir treinar ao fim do dia me custa. Levantava-me todos os dias às cinco e meia da manhã, fazia 45mins/1hora de cardio em jejum, eu e o meu marido, depois tomávamos o pequeno almoço e íamos para o ginásio. Preferia dar tudo de manhã e ao fim do dia estar relaxada. Neste momento, tendo em conta que tenho um  filho e não querendo abdicar de treinar com o meu marido, optamos por mudar de ginásio e ir ao final do dia. Levamos o Gabriel connosco e é mais um momento em família, em que estamos os três.”

“Eu estava num ginásio que permitia levar para lá os miúdos, mas só a partir dos 3 anos. Então mudei para o ginásio de bairro perto da minha casa, perguntei ao patrão se podia levar o miúdo e disseram-me que sim. É como se fosse uma segunda casa”, explica.

Apesar do exercício já fazer parte da sua rotina, não nega que há dias em que não apetece ir. O truque? “Combino treinos com uma amiga ou com o meu marido, para puxarmos uns pelos outros e não desistirmos. Já houve vezes em que estava muito cansada, tipo nos dias de fecho dos processamentos e ainda tinha de ir treinar, mas pensava “combinei, está combinado” e assim não falho!”. E se por algum motivo não puder ir ao ginásio: “invisto no cardio. Caminhadas a pé, com o miúdo e com o meu marido”.

O que para algumas pessoas pode ser um impedimento, é para a Alexandra o segredo para não desistir. “Agora tenho uma motivação, que é o meu filho. Não vejo o meu filho como uma desculpa, mas sim como um motivo, porque se ele tiver uma mãe saudável e que esteja bem com ela mesma, ele será muito mais feliz”.

“Há uma coisa que ninguém vai fazer por mim, que é a minha parte”

Nem mesmo quando estava super grávida deixou de praticar exercício físico. “O corpo estava habituado e fazia todo o sentido para mim continuar a treinar. Além disso, todos os médicos recomendam às pessoas que treinam que devem continuar a fazer exercício, não havendo nenhum risco. Aliás, eu descobri que estava grávida de 4 meses e andava a fazer agachamentos com 60kg às costas e nunca me aconteceu nada”, conta.

“Toda a gente me dizia “tu tem juízo, qualquer dia vais parir no ginásio”! Mas o médico dizia-me “faça que só lhe faz é bem” e, efetivamente, posso dizer que estive em trabalho de parto algumas horas e não senti uma única dor, embora o Gabriel tenha acabado por nascer por cesariana por causa do cordão umbilical”. Qual Carolina Patrocínio, qual quê?! A Alexandra é um exemplo de foco e disciplina, na procura dum estilo de vida saudável, onde o equilíbrio é a palavra de ordem para a felicidade!

Termina dizendo:“Há uma coisa que ninguém vai fazer por mim, que é a minha parte. Estender a roupa ou por a máquina a lavar, posso pedir e alguém faz por mim, mas contribuir para o meu bem estar só depende de mim”.

E tu? Do que estás à espera para fazer a tua parte?

Sabias que… temos uma parceria com os Ginásios Fitness Hut? Vê aqui:

https://forum.wondercom.pt/forum/index.php?topic=1160.0