Alinhamento de estratégia Comercial ICT

Reunião em Cascais no dia 29 de junho 2021

Autoria: Zuzana Fabianová

No passado dia 29 de junho, a nossa equipa Comercia e Pré-Venda reservou as suas agendas para fazer o balanço relativamente à atividade comercial ICT e para alinhar a estratégia para o próximo semestre. 

Diz-se que o segredo é a alma do negócio. Os segredos desta equipa ficam guardados no inspirador hotel Albatroz,  antigo Palácio Duque de Loulé, também conhecido como “Caixa de Amêndoas”.

O que posso revelar, para já é que a Equipa Comercial ICT conseguiu até junho 2021 angariar negócios ICT e LCPE no valor de 3.15 milhões de euros e assim superar o objetivo proposto para o primeiro semestre.

Até dia 29 de junho, a equipa Comercial e Pré-venda desenhou e elaborou 748 propostas e ganhou 126 projetos ICT. A nossa taxa de sucesso continua nos 16%, tal como no ano 2020. Adianto também, que antes da pandemia, a nossa taxa de sucesso rondava os 20%. 

A situação do Covid-19 causou claramente transtornos na atividade ICT e contribuiu para o aumento da taxa de esforço de cada uma das pessoas envolvidas. Ainda assim, com o esforço de todos, as nossas vendas estão a aumentar de ano para ano. Só no ano 2020, crescemos 40% comparativamente com o ano 2019. Apesar dos obstáculos e desafios, olhamos para o futuro de uma forma muito otimista.

Posso também partilhar que a área ICT está a ficar cada vez mais consolidada. Temos uma presença consistente em todas as áreas de venda da Vodafone e somos reconhecidos como um parceiro forte. A nossa equipa Comercial, Pré-venda e de Operações tem estado a evoluir positivamente. A nossa relação com os fabricantes também se mantém numa evolução positiva e traz benefício a todas as partes envolvidas, ao Cliente, à Vodafone, ao Fabricante e também à Wondercom. O objectivo, no final do dia é ter o Cliente satisfeito e o negócio saudável e sustentável e felizmente temos vindo a alcançar esse objectivo.

Os Clientes mais relevantes no primeiro semestre 2021 foram alguns dos seguintes:

  • Ministério de Economia (Recursos CCIE’s)
  • Automóvel Club de Portugal (Solução de Security Operations Center)
  • Cooperativa Ensino Superior (Solução Checkpoint CloudGuard SaaS)
  • Bernardino Gomes (Solução Wi-Fi)
  • Hotel Vivenda Miranda Grupo Carvoeiro (Switching, Wi-Fi, Musica Ambiente, TVs, GlassTV)
  • Widerproperty  (Solução Wi-Fi Ubiquiti em 2 shoppings)
  • Pentaplas (solução CCTV)
  • Tasis (Solução Wi Fi)
  • Convento do Beato (Solução Wi Fi)
  • Hotel Ridan (Servidor de Voz , CCTV)
  • Sograma (Team Log – Solução Knowledgeworks)
  • Amadora Inovation (Team Log – Solução Knowledgeworks)

E o que está a ser “cozinhado” para o segundo semestre? Bem, não posso revelar todos os segredos do “chefe”, mas aqui que ninguém nos ouve, vou contar alguma da estratégia.

Temos pela frente o desenvolvimento do produto Lan & Desktop Management, Casa Conectada e Carregadores de Viaturas (Mobilidade Elétrica), entre outros. 

Muito trabalhinho pela frente e muitas sementinhas que tem de ser plantadas, regadas, cuidadas e ainda assim, ninguém sabe quais são aquelas que irão realmente dar os frutos. Mas, isso é o que alguns entendidos chamam o risco do negócio. Faz parte. 

O que é um facto é que a máquina não pode parar, os objetivos estão definidos e o volume de vendas também. Todos sabem o que tem de fazer e a única certeza que tenho é que temos a equipa certa para o desafio. Esta equipa acontece! Esta equipa tem a estaleca e experiência necessárias para levar os seus objetivos e os objetivos da organização a bom porto. É claro que a Equipa Comercial necessita de Operações para que os seus projetos possam ver a luz do dia, mas isso já é uma outra história que fica para uma próxima.