O Bairro Solar e a Mobilidade Elétrica

Autoria: José Oliveira 
Diretor Pré-Venda e Comercial TIC

A Wondercom desenvolve desde 2020 atividades de instalação de Painéis Solares Fotovoltaicos e de Eletrodomésticos de Linha Branca para a EDP Comercial. Em simultâneo a Wondertrade é agente da EDP Comercial focada na venda de Painéis Solares para moradias. Em 2021 a Wondertrade começou também a vender produtos da EDP Comercial para pequenas e médias empresas.

Em 2021 começámos a instalar carregadores de viaturas para a empresa iCharging, destinados aos clientes que adquirem viaturas elétricas da Volvo, e a poder apresentar a clientes propostas de venda desses carregadores. No K2 existe já um equipamento instalado e se tiverem curiosidade de o ver a funcionar, já o pode espreitar.

A EDP Comercial lançou recentemente 2 novos produtos: “O Bairro Solar” e a “Mobilidade Elétrica para Condomínios” tendo selecionado a Wondertrade para comercializar os mesmos.

O “Bairro Solar” é uma comunidade de energia renovável produzida localmente em condomínios e que vai beneficiar o condomínio e os seus condóminos. Os painéis solares são instalados sem qualquer custo na cobertura dos prédios e a energia produzida é distribuída por todos. Assim, todos contribuem para a redução do nível de Carbono emitido para a atmosfera.

Os condomínios beneficiam de um desconto de 40% no preço da energia gerada nos painéis que passa a custar 0,087€/Kwh e os condóminos passam a pagar essa energia a 0,1156€/Kwh, ou seja têm um desconto de 20% sobre a tarifa base da EDP. Comparem com o que pagam nas vossas faturas de eletricidade para verem que é um excelente preço.

A implementação de um “Bairro Solar” implica a instalação de Painéis Solares, Inversores e equipamento de monitorização Re:dy que a Wondercom já faz hoje para moradias pelo que será uma oportunidade para alargar a sua atividade.

A “Mobilidade Elétrica para Condomínios” é uma solução coletiva para adaptar a instalação elétrica da garagem do condomínio para viabilizar a instalação de um carregador por condómino, ou o número máximo de acordo com a potência instalada.

A instalação inclui:

  • Ligação do Quadro de Serviços Comuns a um Quadro de Mobilidade Elétrica que será instalado em cada piso da garagem com Quadros Parciais de Mobilidade, caso a garagem seja muito comprida, para reduzir a distância entre o quadro e o lugar de estacionamento de cada condómino. 
  • Caso se trate de uma garagem com mais do que um piso, realização de carotes para passagem de cabos entre pisos de garagem, para alimentar os QGME desde o Quadro Geral da Garagem
  • Rede cablada de comunicações (paralela à rede elétrica), de forma a garantir comunicação em tempo real dos carregadores, permitindo otimizar a alocação de energia em função dos consumos, funcionalidade designada “balanceamento de cargas”.

A equipa de Energia da Wondercom já efetua essas adaptações da instalação elétrica das garagens e a equipa ICT da Wondercom colaborou com a EDP para o desenho da rede estruturada de comunicações que inclui Routers, Switches e APs Wi-Fi, prevendo-se que venha a ser um dos fornecedores selecionados para efetuar essas instalações.

Já pensaram nessas soluções para os vossos condomínios?

Os carros elétricos estão cada vez baratos e já existem modelos com autonomia WLTP superior a 500Km, o que os torna uma solução viável para o dia a dia. 

Proteger o ambiente é uma prioridade para todos!