Cigarros Electrónicos causam Mortes

Nos últimos dois meses tem vindo a ser reportado nos Estados Unidos um número crescente de casos de doença respiratória grave, de causa desconhecida, mas associada ao uso de cigarros eletrónicos. 

Até 6 de setembro as autoridades americanas detetaram um total de 450 casos e 5 mortes confirmadas. Grande parte destes números são jovens e um terço é menor de 18 anos.

Apesar de variável, a doença apresenta algumas caraterísticas comuns: sintomas respiratórios (tosse seca, falta de ar, opressão torácica), sintomas gastrointestinais (náuseas, vómitos ou diarreia) e sintomas gerais (febre, perda de peso, fadiga). Após uma investigação é possível afirmar que não existem agentes microbianos (bactérias e vírus).

Quase todos os casos reportados necessitaram de hospitalização, cerca de um terço com ventilação mecânica e nalguns casos até oxigenação extracorporal por membrana. 

Existem diversos dispositivos e líquidos no mercado. Cerca de 80% dos doentes consumiram nicotina e derivados da Cannabis. Contudo, desconhece-se se a doença é provocada por toxidade de alguns destes compostos ou por outra substância formada quando se dá o aquecimento e vaporização dos líquidos.

Até ao momento não se conhecem casos semelhantes fora dos EUA. No entanto, dada a grande dispersão destes produtos e fácil acessibilidade, é provável que esta doença chegue rapidamente a Portugal.

RECOMENDAÇÕES:

Embora a investigação relativa a este surto se mantenha em curso, a SPP (Sociedade Portuguesa de Pneumologia) emite as seguintes recomendações:

  • O uso de cigarros eletrónicos é perigoso e não é recomendado;
  • Deve ser especialmente evitada a sua utilização por grupos mais vulneráveis, como as crianças, adolescentes, adultos jovens, grávidas, idosos e doentes respiratórios crónicos;
  • É especialmente perigosa a utilização de dispositivos adquiridos fora do comércio regulado, a sua utilização modificada ou a adição de líquidos ou óleos contendo derivados da cannabis ou outros aditivos;
  • Os consumidores de cigarros eletrónicos que desenvolvam sintomas respiratórios agudos devem procurar o médico e fornecerem-lhe informação sobre o produto que consomem;
  • Os médicos que assistem doentes com quadro clínico semelhante devem obter informação detalhada sobre o uso destes dispositivos e comunicá-lo às autoridades de saúde, em caso de suspeita.