Ginástica em casa: Uma aula por dia não sabe o bem que lhe fazia

Em tempos de reclusão, não faltam propostas de treinos rápidos e eficazes para fazer em casa. Do ioga aos exercícios para glúteos e abdominais, só não vale ficar parado

1. Holmes Place

Na sua página do Facebook, a rede de ginásios tem partilhado três aulas por dia (9h, 13h, 18h30), dadas pelos seus professores a partir de casa, de diferentes estilos: ioga, alongamentos, pilates, euphoria (para quem gosta de dançar), xpress abs (para reforçar abdominais), total condicionamento, entre outras. Há também vídeos com dicas de saúde e bem-estar, dadas por nutricionistas, para aplicar durante a quarentena.

2. Rafael Pinto

No canal YouTube do bodybuilder português (a sua imagem já funciona como um bom cartão de visita), com mais de 20 mil subscritores, não faltam vídeos para ganhar massa muscular. Para esta época de confinamento, Rafael Pinto preparou uma série de Quarentreinos, para os quais não é necessário equipamento especial de ginásio. Treino de costas, peito, braços, ombros, abdominais, pernas, glúteos… sequências puxadas, que requerem alguma resistência.

3. Estúdio Tai Chi Center

No Porto, Sérgio Terramoto é uma referência no ensino do Tai Chi, modalidade milenar, reconhecida pelos inúmeros benefícios para a saúde, como por exemplo, o reforço da massa óssea e da flexibilidade articular, além do alívio da tensão acumulada no dia-a-dia. Na semana de 30 de março, começa com um programa online de Tai Chi, QI Gong (sistema de domínio da energia) e meditação. Os horários podem ser consultados na página do Facebook.

4. Wanderlust House Parties (ioga)

A mensagem que pode ler-se no Instagram e no Facebook do Wanderlust (triatlo de corrida, ioga e meditação criado há 10 anos nos EUA e atualmente presente em 60 cidades do mundo, incluindo Lisboa), é clara e inspiradora: “Numa altura em que, por vezes, parece que o medo nos cerca, alimentado pelo desejo natural de protegermos as nossas famílias e comunidades, este pode ser, também, um momento de esperança e uma oportunidade para fazermos reset e ampliarmos experiências de união e de partilha de valores comuns.” Por isso, lançou as Wanderlust House Parties, um programa de aulas de ioga à distância, sempre às 10h, no IGTV. Quem pretender um programa mais personalizado pode ainda agendar aulas privadas diretamente com os professores.

5. Olena Starodubets

A viver em Portugal há vários anos, a atleta ucraniana, bodybuilder vencedora de várias competições, partilha no seu canal de YouTube, com mais de 1,2 milhões de subscritores, a paixão pelo fitness, receitas saudáveis e outras dicas de bem-estar. Há muitos vídeos com exercícios simples de fazer em casa… e outros bem mais pesados. Sempre com Olena a explicar detalhadamente cada movimento.

6. Sport Zone Gym

A Sport Zone garante diariamente, nas páginas do Facebook e do Instagram, uma atividade diferente para treinar em casa. Personal trainers, professores e figuras públicas – entre os quais Isabel Silva, Nilton Bala, Paulo Teixeira e Miss Fit – dão o seu contributo. Os treinos são sempre diferentes e recorrem a objetos simples que qualquer pessoa tem em casa, desde cadeiras a garrafões de água. Há aulas em direto, dicas de exercícios e ainda pequenos treinos, disponíveis no feed do Instagram.

7. Treino em Casa

Na aplicação Treino em Casa, pensada para pessoas com pouco tempo para ir a ginásio e ideal para ajudar a passar esta quarentena mais ativo, há aulas pensadas para diferentes níveis e resistências: agachamentos, flexões, abdominais, prancha, entre outros exercícios diários, feitos em tempo real por diferentes personal trainers.

8. Oshyo Sport Team

Não são apenas os ginásios que estão a disponibilizar aulas de ginástica. Também a marca de roupa Oshyo encontrou uma forma de comunicar com os seus clientes, usando a sua página de Instagram para sugerir aulas online. Consultando a agenda, há exercícios para cada dia da semana: à segunda, bodyweight workout (19h, todos os níveis, 60 min.); à terça, dynamic yoga (11h, nível intermédio, 60 min.) e active yoga (19h, todos os níveis, 60 min.); à quarta, treino funcional (19h, todos os níveis, 60 min). Na quinta (19h) e no domingo (12h) repete o active ioga e, na sexta, sugere-se o vinayasa yoga (18h, nível intermédio 60 min.). Já ao sábado é dia de juntar-se à urban dance (12h, todos os níveis).

9. Fitness Hut

A cadeia de ginásios Fitness Hut disponibiliza treinos indoor na página do Facebook, com aulas distintas dadas por instrutores de cada clube. Também no Instagram e no Youtube, há sessões em direto todos os dias, incluindo fins de semana, em diferentes horários, com exercícios de intensidade baixa, moderada e alta, para que todos possam participar.  No decorrer da semana, e logo pela manhã, sugerem meditação, depois, ao longo do dia, há treinos a família (Fit Family), treinos intensivos (Fit Moves, Circuit Workout, Strong30 e HIIT), uma aula dedicada exclusivamente aos glúteos, coxas e abdominais, pilates, iogae zumba. Para quem gosta de dançar, sócios e não sócios têm acesso aos treinos em casa do serviço Les Mills On Demand.