Máscaras e luvas são para deitar no lixo comum…

Máscaras e luvas descartáveis são para deitar no lixo comum e não no ecoponto !!!

A reciclagem deve ser normalmente a opção prioritária para os resíduos, mas não no caso dos descartáveis que nos protegem da COVID-19. Como deve então tratar devidamente estes materiais perigosos?

Apesar de as máscaras de pano reutilizáveis estarem a ganhar uma crescente procura, as máscaras descartáveis continuam a ser usadas e são uma das opções viáveis e obrigatórias para uso em espaços fechados. Mas quer as luvas, quer as máscaras, podem ser alvo de infeção e, por isso devem ser tratadas como resíduos perigosos, e como tal serem depositadas no lixo comum e não nos ecopontos.

Antes de deixar no lixo, é fundamental salvaguardar-se dos riscos de infeção e para isso deve saber como remover os materiais de proteção da cara ou do corpo. No caso da máscara, veja como deve proceder assistindo ao vídeo que se segue:

Já para as luvas os procedimentos são diferentes e estão explicados num vídeo de uma bombeira de Valença que ensina a forma correta de as retirar, veja como fazer:

Já livre dos equipamentos de proteção, o processo é simples: coloque estes resíduos descartáveis já usados no lixo comum e “em recipientes de tampa fechada”. A reciclagem neste caso não é uma opção, uma vez que se trata de material considerado perigoso e que pode transmitir a COVID-19.