Yo! Já ouviste falar?

Autoria: Zuzana Fabianová

YO! Já ouviste falar? Se por acaso não, eu vou contar-te tudo. 

O YO! nasceu no verão 2018 algures entre o quarto e quinto piso na KnowledgeWorks, no edifício Vodafone no Parque da Nações. Para quem não sabe, a KnowledgeWorks é uma empresa de software que faz parte do grupo e da família Wondercom. O YO! nasceu de uma necessidade interna e servia para registar as horas de trabalho dentro dos projetos da KnowledgeWorks,  permitindo assim apurar os custos e permitir a avaliação da rentabilidade dos projetos. E aí aconteceu uma feliz coincidência. Mas antes de te contar sobre esta feliz coincidência, deixa-me explicar-te um pouco o contexto.

Ainda em 2016, A Wondercom e a KnowledgeWorks foram desafiados pela Vodafone para serem os seus parceiros no desenvolvimento da sua oferta ICT, destinada os seus clientes empresariais. Esta oferta divide-se em várias categorias, como por exemplo: Presença Digital, Cloud, Segurança e IoT. A Wondercom e a Knowledegeworks aceitaram este desafio e atualmente trabalham ao lado da Vodafone, respondendo a centenas de pedidos de propostas ICT todos os anos.

Voltando ao assunto “feliz coincidência”. A equipa IoT da Vodafone perguntou-nos se conhecíamos alguma ferramenta informática que apoiasse os recursos humanos de qualquer empresa na gestão do processo relacionado com a verificação de assiduidade. A Vodafone considerou que precisava de uma solução para Recursos Humanos a ser integrada na sua oferta ICT/IoT na componente de Gestão de Produtividade.

A equipa da Knowlegworks disponibilizou então o YO! para a Vodafone analisar. Passado pouco tempo, a Vodafone deu à Knowledgework um parecer positivo e o YO! ganhou uma nova vida! As equipas de marketing da Vodafone fizeram o seu rebranding e batizaram-no de “TeamLog – A sua gestão de recursos humanos mais digital e flexível”.

Se quiseres saber o que a Vodafone diz sobre a TeamLog, clica aqui:

https://www.vodafone.pt/business/solucoes/iot/produtividade/teamlog.html

Mas então afinal o que é que o YO! faz mesmo? 

O objetivo do YO! é ser uma ferramenta de Recursos Humanos e serve principalmente para simplificar a comunicação entre os colaboradores e o departamento de Recursos Humanos. Ajuda com a verificação de assiduidade, com a gestão de horários, escalas de serviço, férias, ausências, trabalho suplementar, com a submissão de despesas, com os pedidos de equipamentos, com a consulta de dados financeiros, com a partilha de documentos, com a gestão de projetos e na gestão de qualificações.

A ferramenta é composta pelos seguintes módulos:

Esta aplicação foi desenvolvida e montada de forma modular utilizando tecnologias recentes como Node.js, Angular e AWS. 

Vale a pena mencionar que a escolha de tecnologia para o backend (parte de “trás” da aplicação, responsável pela implementação da regra de negócio) – “Node.js”, apesar de à data de ser uma escolha disruptiva na casa, permitiu uma implementação bastante mais ágil, permitindo dar uma rápida resposta aos desafios propostos. 

Paralelamente à escolha da tecnologia, houve sempre o cuidado de se optar por princípios de arquitetura modernos, de forma a se obter um produto facilmente escalável, com bons índices de performance, e de forma ser fácil a sua extensão em termos funcionais.

Mas os projetos de software não têm apenas tecnologias e arquitetura, também têm as suas caras, os seus autores e criadores. YO! não é nenhuma exceção.

Eis a Equipa YO!:

Tiago Lomba , Gestor do Produto YO! – tem Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores, ministrado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, abraçou este projeto com imensa força e lidera a equipa com muita sabedoria e responsabilidade. O seu forte é a sua capacidade de abstração, tem muita imaginação, a sua grande luta é a busca constante de eficácia e eficiência.

Pedro Barbosa, Back-up do Tiago Lomba na componente de Gestão do Produto, é igualmente responsável pela KnowlegeWorks, tem Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores, ministrado pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. O Pedro é uma excelente pessoa, o que facilita imenso a comunicação, tem espírito de sacrifício, é muto assertivo e faz acontecer “no matter what”! 

Gonçalo Alves, assume a posição de developer sénior, com Mestrado em Engenharia Informática e de Computadores, ministrado pelo Instituto Superior Técnico. O Gonçalo é completamente obcecado e deslumbrado por código. Absolutamente focado no seu trabalho, sempre!

Andreia Koenig, formou-se numa área fora do âmbito mas apaixonou-se pelo mundo IT, assume funções de tester do YO!, pragmática, metódica, atenta, não há bug que lhe escape.

Inês Marques, tem Mestrado em Design Gráfico, ministrado pela Escola Superior de Disseny em Barcelona, tirou também o curso Front-end & Responsabilidade de desenvolvimento pela EDIT – Disruptive Digital Education, é a disigner do YO! mas também de outras solução e projetos da Knowledgeworks. Muito criativa e com a mente completamente aberta. 

Bruno Magalhães, está a frequentar o Mestrado em Sistemas de Informação e Modelação de Dados no Instituto Superior Técnico, assume a posição de developer júnior, a equipa aprecia a sua serenidade e a capacidade de trabalho.

João Diogo tirou o curso intensivo em Programação de Computadores na Academia de Código, é responsável pelo desenvolvimento de App Mobile, é o membro mais “chill” da equipa, focado e responsável.

Danilo Magalhães, tirou o curso de Ciência da Computação na Faculdade Nova Roma no Brasil, assume funções mais abrangentes relacionados com a arquitetura de infraestruturas, é conhecido pela sua disponibilidade e capacidade de resposta.

Gabriel Martins, licenciado em Economia pela Universidade Lusófona de Lisboa, assume posição de analista e Gestor de Projeto. É uma pessoa muito ponderada e confiável.

Rodrigo Prado, o elemento mais novo da equipa, tirou o curso de Analista de Sistemas no Centro Universitário de Maringá no Brasil, assume funções Full Stack Developer e tem tudo para se integrar no projeto de melhor forma!

Tive a oportunidade de conversar um pouco com ao Tiago Lomba, Gestor do YO! e perguntar o que este projeto significa para a equipa. O Tiago adiantou que a experiencia em si está ser verdadeiramente interessante e constitui uma oportunidade quase única para pensar, desenhar e desenvolver um produto de raiz. “É muito compensador ver o projeto nascer, crescer e evoluir”- acrescenta o Tiago –“A aplicação é tecnologicamente muito avançada e ainda existe espaço para explorar alternativas para dar resposta técnica adequada e eficiente a qualquer desafio que surja”.

A equipa vai dar tudo para que a aplicação YO! seja mesmo uma ferramenta muito útil, proporcionando uma boa experiencia de utilizador, uma aplicação “cool” para as empresas e ajudar as organizações na interação entre os colaboradores e o departamento de Recursos Humanos. 

Quais são os nossos planos para o YO!? 

O produto YO!, neste caso TeamLog está a ser vendido pela força comercial da Vodafone aos seus clientes empresarias. A nossa área comercial ICT está a acompanhar todo este negócio, está a ajudar a elaborar as propostas comercias e está sempre disponível para esclarecer qualquer dúvida que o cliente possa ter.

Complementarmente, a  WonderTrade (agente da Vodafone e empresa do grupo Wondercom) foi desafiada para vender 12.000 licenças TeamLog em 2020.

No que diz respeito ao suporte aos clientes YO!, o mesmo está a ser assegurado pela equipa de primeira linha de suporte ICT situado na Covilhã e pela própria Knowledgeworks. Em termos de serviços pós-venda, o padrão de qualidade de atendimento é muito elevado à semelhança do que acontece com a restantes soluções ICT e IoT desenhadas pela Wondercom.

Uma das grandes metas, é implementar o YO!  também em todas as empresas do grupo Wondercom, sendo que todos nós vamos ter a possibilidade de trabalhar e interagir com os nossos Recursos Humanos através do YO!.

Em 2021 e 2022 pretendemos integrar o YO! com o K1 (a nossa ferramenta de Gestão de Field Service e Logística, também desenvolvida pela KnowledegWorks) e com o Primavera (SW para Gestão Pessoal e Processamento de Vencimentos) e com isso trazer eficiência aos processos Recursos Humanos, ganhar tempo e disponibilidade para desenvolver novas atividades ao nível de Recursos Humanos.

O YO! apareceu como o fruto de um feliz acaso, no entanto a forma como se transformou de uma ideia para um poderoso software desenhado para ajudar a qualquer colaborador de qualquer empresa não foi coincidência. Foi cuidadosamente pensado e produzido a pensar no aumento de eficiência e produtividade.

Não podes perder os próximos episódios YO! … em breve ?