Jogos de papel e caneta

Não é preciso muito para nos divertirmos! Apenas vai precisar de um papel e uma caneta para poder se entreter com estes jogos clássicos. Largue o seu telemóvel e TV, diminua o seu tempo de ecrã e divirta-se com a sua família!

Jogo do Galo – 2 jogadores

O clássico dos clássicos! O objetivo é que um dos jogadores seja capaz de fazer uma linha só com os seus símbolos na horizontal, vertical ou diagonal. Se estiver sozinho em casa, jogue contra um computador.

STOP – 2 ou mais jogadores

Perfeito para jogar em família! Como devem saber para este jogo é necessário decidir em conjunto as categorias. Como por exemplo, “Nomes”, “Países”, “Marcas”, “Cidades”, “Animais”, “Objetos”. A seguir um jogador tem de pensar no Abecedário e outro deve mandar pará-lo, ao dizer STOP. A letra sorteada é aquela pela qual todas as palavras escolhidas para as categorias anteriormente definidas devem começar. O objetivo é que todos os jogadores preencham todas as colunas o mais rápido possível. O primeiro a terminar deve dizer novamente STOP, para ganhar vantagem sobre quem não tenha completado todos os campos. São dez pontos para cada campo completo, exceto para os jogadores com respostas iguais – se o jogador A tiver escrito o mesmo que o jogador B em determinada categoria, ambos ganham apenas cinco pontos. 

Quem é quem – 2 ou mais jogadores

Todos os jogadores devem escrever num post-it, sem mostrar a ninguém, o nome de uma figura conhecida (um ator, um personagem histórico, um músico ou um desenho animado). Depois devem colar o post-it na testa do jogador à sua direita. Por conseguinte, à vez, cada jogador deve fazer perguntas de resposta afirmativa (sim) ou negativa (não) ao grupo – se é real, se é inventado, se é mulher, se é moreno, por exemplo. O vencedor é o primeiro jogador que adivinhar o personagem escrito no post-it que tem colado à testa.

Jogo da Forca – 2 ou mais jogadores

Para começar, um dos jogadores escolhe uma palavra e, sem dizer qual é, desenha um risquinho para cada letra. O objetivo do outro jogador é adivinhar a palavra, escolhendo, por cada ronda, uma letra do alfabeto. Se a palavra não tiver a letra escolhida, o seu bonequinho na forca vai ganhando um novo membro (cabeça, tronco, pernas, braços). Se o bonequinho ficar completo, o jogador perde. Se adivinhar antes, vence.