USO DE ECRÃS DOTADOS DE VISOR

É importante evitar posturas incorretas e posicionar o corpo confortavelmente, sempre que realiza atividades com recurso a ecrãs dotados de visor. Este cuidado pode ajudar a evitar o desconforto, a fadiga e as dores de costas, portanto não se esqueça de adaptar o seu posto de trabalho de modo a promover uma postura confortável e descontraída.

De seguida apresentam-se sugestões que podem ajudá-lo a conseguir trabalhar mais confortavelmente.

  1. Para apoiar as costas: Utilize uma cadeira que apoie a zona inferior das costas.Ajuste a altura da cadeira, de modo a adotar uma posição corporal confortável e natural.   Para as pernas: Retire todos os objetos que se encontram debaixo da mesa de trabalho para poder posicionar e movimentar as pernas confortavelmente.Utilize um apoio para os pés, se não os conseguir apoiar de forma confortável no pavimento.  

2. Para ombros e braços: Coloque o teclado e o rato à mesma altura, sensivelmente à altura do cotovelo. Os braços devem cair descontraidamente ao longo do corpo.Ao escrever, centre o teclado à sua frente com o rato por perto.Coloque os objetos que utiliza com mais frequência ao alcance do braço.  

3. Para os pulsos e dedos: Mantenha os pulsos direitos enquanto escreve e utiliza o rato. Evite curvar os pulsos para cima, para baixo ou para os lados. Se o teclado tiver suportes, utilize-os para elevar o teclado, se isso o ajudar a manter os pulsos numa posição confortável.Escreva sem apoiar as mãos e os pulsos no teclado, o que lhe permite utilizar o braço para alcançar as teclas distantes, em vez de esticar os dedos.  

4. Para rodar e torcer o pescoço: Posicione a parte superior do visor ao nível dos olhos. Os utilizadores de lentes bifocais devem baixar o visor ou consultar um profissional de saúde qualificado para obter informações sobre os óculos adequados ao trabalho no computador.Centre o monitor à sua frente. Se consulta os documentos mais frequentemente do que o monitor, deve colocar os documentos à sua frente e o monitor um pouco mais ao lado.  

5. Posicione o visor à distância aproximada de um braço, quando estiver confortavelmente sentado à sua frente.Evite o brilho colocando o monitor longe de fontes de luz que produzam brilho ou utilize estores para controlar a luminosidade.Lembre-se de limpar o ecrã. Se usar óculos, limpe-os também.Ajuste a luminosidade e o contraste do monitor.Ajuste os tamanhos dos tipos de letra no ecrã para tornar mais confortável a visualização.