#ThinkB4UClick e a importância da formação

Autoria: Cláudia Marques 
Data Protection Agent na Wondercom

Desde 2003 que Outubro se tornou internacionalmente o mês para a consciencialização da importância da cibersegurança.

Durante este mês, a União Europeia, através da Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação e da Comissão Europeia, leva a cabo uma campanha anual dedicada à promoção da cibersegurança entre os cidadãos e organizações da União e ao fornecimento de informações sobre as praticas mais actuais e adequadas de segurança.

Um dos slogans da Campanha deste ano é  “Pensa antes de Clicar” ( #ThinkB4UClick), o qual está directamente relacionado com o aumento da criminalidade no ciberespaço, a par com a cada vez maior sofisticação destes mesmos crimes.

Segunda uma notícia publicada recentemente no Observador, os resultados do boletim do Observatório de Cibersegurança, publicados este mês, demonstram a tendência crescente dos  crimes informáticos em Portugal, sendo que, “só nos primeiros seis meses de 2021, o Centro Nacional de Cibersegurança, autoridade nacional nesta matéria, recebeu mais denúncias do que em todo o ano de 2020”.

Os resultados mostram, ainda, que  “dentro do universo da criminalidade informática, destaca-se o fenómeno do phishing, que representa 40% dos crimes detectados”, ou seja, esta forma de fraude continua a ser a mais utilizada pelos hackers e, também, aquela  que mais engana os utilizadores.

Como combater este estado de coisas e como nos prevenirmos destas situações?

Tem sido comprovado que o factor mais importante para a prevenção é o conhecimento, uma formação adequada, ou seja, temos de estar informados do riscos da navegação na internet, quer no trabalho, quer a nível pessoal para saber como evitar cair nestes esquemas.

Na Wondercom, a cibersegurança e a protecção da privacidade de todos é uma preocupação constante, e as formações lançadas este ano, em protecção de dados e em segurança de informação, procuram ser ferramentas de prevenção para uma utilização mais segura do ciberespaço, não só quando usado para trabalhar mas, também, enquanto instrumento de uso pessoal.

Cremos que a importância destas formações, pelos seus conteúdos abrangentes, vai muito além da vida profissional de cada um, sendo úteis para que possamos fazer uma navegação mais segura e consciente no nosso dia-a-dia, permitindo-nos ser mais críticos na utilização que fazermos dos nossos dispositivos.

Para mais informações sobre o estudo citado:

https://expresso.pt/sociedade/2021-10-21-Quase-uma-centena-de-entidades-publicas-foram-alvo-de-127-ataques-informaticos-em-2020-b841e8b5?fbclid=IwAR2wf_Jjhrwcdutwy35VPRID_92bcw97L8T_r9wSYLP75SMMZjO_hZ-Zo9w