Muito se fala sobre SST dentro das organizações, mas pouco se aprofunda a sua importância…
O que é a SST?
Para começar, a sigla… que significa Segurança e Saúde no Trabalho,. Esta diz respeito a um conjunto de normas e procedimentos que são exigidos legalmente quer aos colaboradores de uma organização quer à própria organização.
A segurança e saúde no trabalho, está direcionada para a prevenção de riscos ocupacionais e para a promoção de locais de trabalho seguros e saudáveis. Neste sentido, a SST contribui para proteger e promover a segurança e saúde dos trabalhadores, valorizando os seus fatores individuais e psicossociais, sendo estes princípios cruciais para a produtividade e bem-estar de qualquer trabalhador.
É portanto fundamental, que trabalhadores e empregadores em conjunto, adotem medidas preventivas para evitar a ocorrência de acidentes e de doenças profissionais associadas às condições de trabalho.
Objetivos gerais da segurança e saúde no trabalho
A segurança e saúde no trabalho tem o seu foco de atuação direcionado para objetivos específicos, entre os quais:
- promover o bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores;
- proteger os trabalhadores de riscos adversos para a saúde, relacionados com as suas condições de trabalho;
- garantir constantemente um ambiente de trabalho saudável e ajustado às necessidades físicas e mentais do trabalhador.
Obrigações gerais do empregador
É um dever do empregador garantir boas condições de segurança e saúde no trabalho, através das seguintes medidas:
- assegurar continuamente as condições de segurança e de saúde dos trabalhadores;
- garantir continuamente que qualquer atividade profissional é executada em plenas condições de segurança e de saúde, segundo os princípios gerais de prevenção;
- realizar avaliações de risco associadas a todas as atividades, garantir a implementação de medidas de prevenção e obter os melhores resultados ao nível da proteção da segurança e saúde dos trabalhadores;
- informar os trabalhadores e promover o acesso a formação para o desenvolvimento de qualquer atividade profissional em plenas condições de segurança e saúde no trabalho;
- transmitir informação adequada sobre procedimentos a adotar em situações de perigo grave e iminente;
- Promover Formação;
- vigiar continuamente a saúde dos trabalhadores mediante os riscos a que estes estão expostos no seu local de trabalho;
- suportar os encargos associados à organização e funcionamento do serviço de segurança e saúde no trabalho;
- Etc…
Obrigações gerais do trabalhador
É igualmente um dever do trabalhador cumprir determinadas medidas de segurança e saúde no trabalho, entre as quais:
- cumprir os regulamentos legais de segurança e saúde no trabalho, respeitando as instruções determinadas pelo empregador;
- zelar pelas suas condições de segurança e saúde no trabalho, bem como garantir que os outros trabalhadores não sejam prejudicados pelas suas ações;
- utilizar corretamente todas as máquinas, equipamentos e materiais;
- Comparecer nas consultas de medicina do trabalho para as quais é convocado;
- realizar todos os exames determinados pelo médico do trabalho;
- Reportar, imediatamente, qualquer avaria ou problema que possa dar origem a uma situação de perigo grave e iminente;
- Informar, de imediato, qualquer defeito identificado nos sistemas de proteção;
- Etc..
Principais atividades dos Serviços de Segurança e Saúde no Trabalho
Os serviços de segurança e saúde no trabalho executam um conjunto de atividades específicas, tais como:
- Avaliação de riscos e implementação de medidas de prevenção;
- Elaboração do plano de prevenção e proteção de riscos profissionais;
- Promover a consulta e participação dos trabalhadores nas questões relacionadas com SST;
- colaboração na definição e manutenção dos equipamentos de trabalho;
- Seleção e atribuição de EPIS, em função dos riscos inerentes às atividades;
- Elaboração e implementação de planos de contingência;
- Elaboração e revisão de procedimentos de segurança;
- Monitorização de vários parâmetros nos postos de trabalho, tais como: Conforto térmico (temperatura e humidade); ruído; Qualidade do ar interior (parâmetros físico-químico e microbiológicos), etc…
- Acompanhamento de auditorias interna e externas;
- Promoção da segurança e saúde no local de trabalho;
- Promoção de formação;
- Definição e monitorização dos objetivos de SST;
- Realização de avaliações de conformidade legal;
- Promover a realização de consultas de medicina no trabalho;
- Etc…
Por tudo isto, a SST assume um papel preponderante dentro de qualquer organização, pois tem como missão primordial a eliminação ou a diminuição dos riscos associados a todas as atividades desenvolvidas na mesma, através da implementação de medidas de prevenção e através da promoção, da segurança e saúde dos trabalhadores, desenvolvendo e consolidando uma “Cultura de Segurança”
É AINDA DE SALIENTAR QUE ORGANIZAÇÕES COM UMA “CULTURA DE SEGURANÇA” FORTE E BEM CONSOLIDADA, APRESENTAM MELHORES RESULTADOS A VÁRIOS NIVEIS QUER SEJAM AO NÍVEL DA MOTIVAÇÃO, AO NÍVEL DA PRODUTIVIDADE OU AINDA AO NIVEL DE FELICIDADE NO TRABALHO!!!
O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM…
A SEGURANÇA DIGNIFICA A VIDA