Gripes e constipações… “O Fruto da época”

Autoria: Anabela Chaves
Departamento de Sustentabilidade

Os tempos estão frios, ou não estivéssemos nós em plena estação de inverno, e como diz o ditado popular as gripes e constipações são: “o fruto da época”. Mas nesta nossa travessia da época de inverno, não temos inevitavelmente de sair derrotados na batalha contra as gripes e constipações … bem pelo contrário… deixamos-te a seguir algumas dicas de como podes neste inverno passar ao lado dos dias com tosse e febre e deixar de lado os lenços de papel…

A melhor forma  de combater uma constipação ou gripe é beber muitos líquidos e comer alimentos que combatam a infeção. Aqui estão alguns dos mais populares:

Sopas e caldos de galinha… nunca fizeram mal a ninguém!!

Isto não é apenas um mito – canja de galinha pode realmente ajudar a aliviar uma gripe ou constipação!!!

Para começar, o caldo contém vitaminas, sais minerais e eletrólitos, de que  precisamos principalmente se estivermos com febre e a transpirar. Além disso, um estudo mostrou que o caldo quente ajuda a manter as passagens nasais húmidas, prevenir a desidratação e a combater a inflamação na garganta.

Alhos e cebolas… “Pai alho e mãe cebola, como pode ele cheirar bem?”

O alho e a cebola são das hortícolas mais consumidas na gastronomia portuguesa, para além disso possuem inúmeras qualidades medicinais. Estes bolbos odoríferos podem não ser a melhor coisa antes de um beijo de boa noite, mas o alho e a cebola há muito que são apontados como reforços imunológicos.

Os alhos são indicados nos tratamentos de constipações e gripes, para reduzir o colesterol, baixar a tensão arterial e reduzir os níveis de açúcar no sangue, já a  cebola tem qualidades digestivas, respiratórias e antisséticas.

Mas se fores mais ousado, poderás consumir dois dentes de alho cru por dia, para aumentar a tua imunidade. Se estás preocupado com o hálito deixado pelo alho, come uma maçã para neutralizar os odores persistentes.

Chás quentes ou infusões…a escolha é tua!!

Beber chás ou infusões quando se está constipado ou com gripe pode ajudar o nosso corpo a combater as infeções, graças aos compostos naturais presentes no chá que combatem as bactérias… especialmente no chá verde.

Além disto, líquidos quentes podem aliviar a dor de garganta e aliviar o congestionamento. O chá/infusões acabadas de fazer ou a água quente com limão são ideais para nos mantermos hidratados enquanto ajuda a aliviar o nariz entupido.

Utiliza mel… “nem te lembras, andas atarefado como uma abelha?”

Este alimento ancestral é produzido há pelo menos 100 milhões de anos!!! E a sua utilização remonta até às antigas escrituras!!!

O mel é produzido durante a primavera e armazenado para os longos meses de inverno. Sabias que as abelhas viajam uma média de 88500 km e precisam de pousar sobre dois milhões de flores só para trazer meio quilo de mel?

O mel é um agente anti microbiano eficaz, e  é utilizado no tratamento e prevenção de várias doenças, nomeadamente no tratamento da garganta inflamada e de outras infeções bacterianas.

Frutas cítricas… “Laranja antes do Natal livra do catarral”

Embora a vitamina C, encontrada em grandes quantidades nas frutas cítricas, não possa necessariamente curar gripes e constipações, foi realizada uma pesquisa com base em 29 estudos que descobriu que a vitamina C  pode ajudar a reduzir a duração e a gravidade das gripes e constipações.

Além disso, frutas como laranjas, limões, toranjas e limas contêm flavonoides, cujas pesquisas mostram também que estes alimentos possuem propriedades antioxidantes, antivirais e antibacterianas.

Alimentos picantes sim… Mas com conta, peso e medida!!!

Alimentos picantes podem fazer o nariz pingar e os olhos lacrimejarem, mas também são descongestionantes naturais eficazes. Comer pimenta malagueta, gengibre ou wasabi pode ajudar a aliviar os sintomas de congestão… mas não abuses utiliza estes alimentos com moderação, principalmente se tens problemas de estomago!

Coloca em prática estas dicas, toda a ajuda é bem-vinda e desfruta deste inverno com saúde, pois todas as estações do ano têm os seus encantos que merecem ser vividos em pleno.

Votos de boa saúde.