Liderar pelo exemplo e inspirar a Wondercom

Autoria: Zuzana Fabianová

No âmbito do contrato estabelecido com a EDP, a Wondercom foi desafiada a realizar a instalação de equipamentos de mobilidade elétrica, em diversas instalações dos CTT, no centro do país. 

Este projeto apresentava uma significativa ambição em termos de prazos de execução, mas comprometemo-nos com o desafio e o Gestor do Projeto EDP, Arménio Nunes, colocou mãos à obra. O Arménio demonstrou uma extrema seriedade e compromisso ao participar com um envolvimento pessoal direto em todas as atividades deste projeto, incluindo a vertente de construção civil, desde a preparação do cimento até a instalação dos carregadores e ligação elétrica.

Percebendo o desafio e o facto de estarmos numa corrida contra o tempo, também o Coordenador do CCO Norte – Sérgio Seno e o Coordenador do CCO Centro – Renato Duarte envolveram-se diretamente neste projeto e empenharam-se de forma exemplar, abraçando diretamente as várias tarefas necessárias e assegurando a efetiva realização do projeto, conjuntamente com as respetivas equipas de Field Service.

À primeira vista, estas ações podem parecer triviais e pouco significativas, no entanto, são estas que fazem a diferença e que nos inspiram diariamente.

O Sérgio Seno e o Renato Duarte são responsáveis por cerca de duzentas mil intervenções Field Service anualmente e lideram CCOs no Norte e Centro, compostas por centenas de equipas, como Field Service, Supervisão, BackOffice, Logística, entre outras. No entanto, assim que se aperceberam que a nossa empresa estava prestes a não cumprir um prazo estabelecido, envolveram-se de forma mais direta e assumiram prontamente a responsabilidade, demonstrando a sua dedicação e disponibilidade para assegurar o projeto.

A mesma entrega é algo que observamos também no caso do Gestor de Projetos de Energia, Arménio Nunes. O Arménio é responsável pela gestão de todas as tarefas e equipas relacionadas aos projetos EDP, bem como de outras iniciativas ligadas à área de energia. Em situações em que alguns profissionais alcançam uma posição como esta, mais de gestão, optam por se distanciar do trabalho de Field Service, no entanto, o Arménio contraria esta tendência e sempre que a circunstância o assim exige, assume trabalhos de Field Service e tudo o que é necessário para garantir a boa execução dos projetos.

O Carlos Azevedo que também se disponibilizou imediatamente, assume funções de Supervisor de Equipas Field Service e mais recentemente funções de Gestor Técnico nos âmbito de projetos de energia. Desde o início da sua trajetória na nossa empresa sempre se revelou altamente proativo. Dedicado e diligente, a sua curiosidade inata é notável, tal como a sua capacidade de aprendizagem. No entanto, quando surge a necessidade do seu envolvimento direto em atividades práticas, o Carlos não hesita e realiza todas as tarefas necessárias com o mesmo afinco e profissionalismo que caracterizam a sua conduta habitual.

Expresso os meus mais sinceros agradecimentos a toda esta equipa, pelo excelente trabalho, mas sobretudo pela entrega, dedicação e empenho que colocam em cada dia de trabalho. As equipas do Sul, Norte e Centro, compostas por Carlos Pequito, Vítor Freitas, Luís Teixeira, Nuno Costa e Gonçalo Estrela entre outros colegas, desempenharam um papel crucial neste projeto. Estamos comprometidos em concluir cerca de 30 obras até março 2024.

Não tenho qualquer dúvida de que este projeto se tornará um enorme sucesso, registando-se na história da nossa empresa pela dedicação e envolvimento das equipas de coordenação. Em certos momentos, evidenciamos comportamentos que refletem uma coesão similar à de uma família, fundamentada no espírito de entreajuda.

É para mim um privilégio fazer parte desta empresa. Uma palavra de enorme respeito para aqueles que “arregaçam as mangas” e ainda o fazem com competência, elegância e charme ?