A Wondercom na Bélgica

No dia 12 e 13 de setembro a Wondercom esteve presente no Huawei Partner Engineer Summit West Europe que decorreu em Bruxelas. Este é um fórum onde anualmente, especialistas técnicos se reúnem para trocar ideias e compartilhar experiências. Este ano, o evento focou-se nos técnicos de pré-venda e pós-venda. A representar a Wondercom esteve Pedro Silva e Onésimo Costa.

A “first-round” da competição decorreu nos países locais, 16 portugueses fizeram um exame online no qual apenas os quatro melhores resultados tiveram a oportunidade de viajar até à Bélgica. A competição estava dividida em quatro fases: Networking IP e Storage IT. E dentro de cada uma destas havia duas outras sub-categorias: pós-venda e pré-venda.

A comitiva portuguesa era constituída por seis pessoas, quatro participantes e duas outras pessoas a acompanhar. A representar a Wondercom esteve o Pedro Silva e também o Onésimo Costa.

Parceiros da Huawei de oito países da Europa Ocidental reuniram-se na Huawei Partner Engineer Summit 2019 para compartilhar práticas e conhecimentos, discutir projetos e aumentar as capacidades de serviço. 

“Foi uma competição que consistia na apresentação de um caso de estudo ou projeto em que tenhamos utilizado uma solução Huawei com o objetivo de partilha das melhores práticas, o júri tal como os restantes concorrentes colocavam diversas questões ou dúvidas no final para perceber melhor as metodologias, conhecimento e domínio de quem estava a fazer a apresentação.”

Onésimo Costa

“Eram três júris, juntamente com as pessoas que estavam na sala, ou seja, os participantes com quem estava a competir. Além de ter feito a minha apresentação, também tive de avaliar. Os meus colegas europeus também me avaliaram a mim.”

Pedro Silva

Os participantes dos oito países europeus participaram numa competição de habilidades. Cada concorrente português apresentou um business case dentro da sua área, ou seja, pré-venda IT, pré-venda Network, pós-venda IT e o último na pós-venda Network. O Pedro Silva concorreu no pré-venda IT com um business case de um cliente de referência na área do retalho automóvel, acabando por ficar em segundo lugar.


Pre-sales IP Track:

1st Place: Daniel Jaksch from KOMSA AG, Germany

2nd Place: Pedro Silva from Wondercom, Portugal

3rd Place: Juan José Sancho González from Alora Soluciones, Spain


Para além dos prémios individuais, as empresas com melhor desempenho foram premiadas com um convite para uma semana HCIE Cloud de treino no Huawei Global Training Center na China.

No segundo dia do evento os participantes tiveram a oportunidade de visitar o Huawei Cyber Security Transparency Center (HCSTC) de modo a aprender mais sobre as estratégias de segurança e práticas de proteção de privacidade da Huawei.

Ficaram também a conhecer a Enterprise Community Team da Huawei, bem como as suas novas ferramentas de self-service. A Enterprise Community é uma das principais ferramentas de self-service corporativo, oferece um espaço interativo onde os parceiros podem conectar-se com especialistas de todos os cantos do mundo, discutir problemas técnicos complexos, e ainda compartilhar e adquirir conhecimentos. 

“Tivemos também uma round table onde os parceiros partilharam as questões que enfrentam no seu dia-a-dia relacionadas com a Huawei com vista a melhoria. Aí expus as dificuldades que temos na resolução de RMA*, mais no processo de recolha de equipamentos que estão em garantia. Foi explicado o processo de uma forma clara e mostraram-se disponíveis para nos ajudar não só nestas questões operacionais mas também em projetos específicos que possamos precisar de ajuda.”

Onésimo Costa

*RMA (Return Merchandise Authorization) – em português, processo de autorização de troca, consiste no reparo, ou troca de um determinado produto que venha com algum problema ou defeito

“Since we started to expand into the West European enterprise space around 9 years ago, our partner network increased from few to the impressive number of 4500+ within the region. We are fully committed to contribute to our partners’ success with the right solution offerings, marketing support and incentive programs. Together, We Win!”

Tim Cao, vice-presidente de parceria e aliança do Huawei Western Europe Enterprise Business Group

Ao impulsionar a R&D (Research and Development), a Huawei pretende continuar a criar produtos e soluções líderes em novas TIC, construir um ecossistema sustentável no qual todos os parceiros possam crescer na era digital. Juntamente com os seus parceiros, a Huawei quer levar o digital a todas as pessoas, casas e organizações, para que o mundo esteja mais conectado.