Sabes o que é a Pré-Venda? – Entrevista com Pedro Silva

Muitas vezes não sabemos as funções que existem dentro da empresa em que trabalhamos, por isso, neste artigo, vamos falar um pouco sobre PRÉ-VENDA

Sabias que existe uma equipa de Pré-venda na Wondercom? Sabes qual é a sua função? Estivemos à conversa com o Pedro Silva que nos explicou tudo.

A pré-venda na Wondercom é constituída por quatro pessoas (Pedro, Marco, Basílio e o Paulo  no Porto), para além destas quatro pessoas que desenham a solução, há ainda uma quinta pessoa que é assistente comercial, dando apoio às duas áreas, pre-venda e comercial.

Qual é a vossa função dentro da empresa?

“Damos apoio à área comercial no desenho das soluções na área do Networking. Quando falo no networking estou a falar desde switching, routing, wireless, CCTV, sistemas de voz, sistemas de storage, portanto tudo o que tenha a ver com a componente de IT, ou as infraestruturas do ICT.”

Depois de falarem com o cliente e de saberem os seus requisitos, os pré-venda desenham uma solução que se enquadre tanto em termos de pricing como em termos de tecnologia, dentro do que o cliente pretende.

Depois destas soluções estarem desenhadas, os pré-venda defendem-nas junto do cliente, pois estes por vezes não consegue encaixar as peças no puzzle que uma solução de IT .

Como é que diferencias a Pré-venda Networking da Pré-venda Storage IT?

“Nós fazemos as duas. Networking está relacionado com o routing, suitching, wireless, videoconferência. A parte de IT é a parte de servidores, de storage, de aplicações de servidores, aplicações de back-up. Nós, na Wondercom, fazermos uma pré-venda mais polivalente, pois trabalhamos as duas áreas, (há empresas que separam). Não somos tão focados, mas somos mais abrangentes.”

O Pedro Silva representou a Wondercom num evento em setembro que teve lugar em Bruxelas, Bélgica (Carrega aqui para veres que evento foi esse) no qual concorreu no pré-venda IT com um business case de um cliente de referência na área do retalho automóvel, acabando por ficar em segundo lugar.

Esse Cliente foi a Midas.

São 90 lojas, 79 oficinas + main office, num projeto global que pode ir até 135 lojas, uma vez que a empresa tem estas lojas no total.

É uma solução de routing assente numa VPN da Vodafone. Em cada site existem AP´s com um captive portal com duas redes: uma para colaboradores e outra guest

Para além de toda a gestão ser centralizada, o grande diferenciador é o equipamento.

Colocámos no router uma carta com PoE (Power over Ethernet), o que não é normal de se fazer, normalmente coloca-se sempre um switch. O que fizemos foi colapsar o routing e o switching num só equipamento que permitiu ligar  o AP e a camara de CCTV (em cada local)”

A solução foi desenhada pela pré-venda e implementada pela Wondercom.

Porque é que achas que a tua apresentação foi tão boa? Ou melhor … como é que quase venceste o grande prémio?

“Aquilo que eu foquei na apresentação foram as mais valias que o cliente teve em mudar para esta solução. Estas mais valias foram: o cliente tem um suporte até 36 meses, tem uma solução que permite crescer pelo menos 256 lojas sem qualquer tipo de upgrade, tem a vantagem de ter uma gestão centralizada, ao pequeno problema é enviado um mail com a localização de loja x e dá para atuar logo, antes isso seria impossível. Por fim em termos de tecnologia, os equipamentos que foram colocados agora são equipamentos que têm um longo período de vida.”

A Wondercom agradece a oportunidade de poder divulgar o seu trabalho além fronteiras.