Meet K2 – o novo armazém no CCO Sul

Entrevista a Rosária Góis, Responsável de Logística na Wondercom

Temos um novo espaço aqui no IAPMEI no CCO Sul. É o K2.

Aproveitámos a estreia deste novo espaço e estivemos à conversa com a Rosária Góis. Com ela vimos o que se irá passar dentro deste novo espaço e que perspetivas se avizinham nos próximos tempos com os novos projetos EDP.

O novo espaço no K2 será maioritariamente usado para o novo projeto com a EDP, onde iremos armazenar máquinas de lavar roupa, máquinas da loiça e combinados. O novo armazém tem duas salas, o espaço maior será utilizado para armazenamento das máquinas referidas anteriormente, enquanto que a sala mais pequena será um espaço de apoio ao K1 (armazém), uma vez que há sempre muito material.

Nos próximos dias, a Wondercom vai deixar de ser apenas uma empresa de telecomunicações, passando a focar-se em três áreas distintas: telecomunicações, instalação de painéis solares (CCO Centro e CCO Norte) e eletrodomésticos (entrega de eletrodomésticos ao cliente). Vamos passar a ser um fornecedor de serviços de instalação.

Também a EDP diversificou, antigamente eram fornecedores de energia elétrica, agora são fornecedores de gás, de energias alternativas (painéis solares) e de lâmpadas de LED, eletrodomésticos, esquentadores, caldeiras, etc. A Wondercom só não irá entrar já na parte dos esquentadores e das caldeiras, uma vez que os técnicos certificados em gás têm de ter mais experiência. 

Um trial decorreu durante o dia 16 de janeiro, onde quatro máquinas foram instaladas.

Como é que funciona o serviço de entrega dos eletrodomésticos em casa do cliente?

A Wondercom está encarregue de fazer as entregas aos clientes na zona sul do país. Os fornecedores de eletrodomésticos da EDP irão entregar os eletrodomésticos no armazém K2.

Para que o manuseamento destas máquinas seja facilitado foi adquirido um novo empilhador. Este, também elétrico tem umas pinças que agarram as máquinas e as movimentam e empilham.

Depois das máquinas serem entregues no nosso armazém, é feita uma ordem de serviço com o agendamento do cliente e qual o agendamento da máquina que o cliente quer.

E é assim que se irá processar, em resumo, todas as máquinas do sul partirão do nosso armazém K2, e uma vez que a troca esteja feita, se o cliente pretender, os nossos técnicos recolhem as máquinas antigas e trazem-nas de volta para o K2, onde ficarão durante uma semana.  Semanalmente o operador de resíduos escolhido pela EDP virá recolhe-los ao K2.

O K1 (aplicação) sofreu uma adaptação para este projeto?

A EDP pediu que a Wondercom disponibiliza-se uma View do K1 (aplicação) para que possam ver as máquinas que temos em stock, tendo também a possibilidade de fazer reservas de modelos de máquinas. 

Deste modo, a EDP pode ver, a qualquer momento no K1, o stock que está disponível.

a partir do momento que nós, transferimos o equipamento do armazém K2 físico para o stock do técnico, a EDP já não vai contar com ele para instalar em cliente. Isto é claramente uma mais valia do K1 (aplicação).

Ao contrário da Vodafone, que nos envia as WO, a EDP não irá criar WO’s. É enviado um excell e o nosso backoffice de seguida cria WO’s em K1.

Qual o impacto que este projeto teve na equipa da logística? 

A nível de equipa foram recrutadas duas pessoas novas, que vão estar dedicadas ao projeto da EDP (ainda está uma vaga por preencher). Durante o tempo que não houver instalação de máquinas, essas pessoas vão ficar em armazém a tratar do que for necessário a nível do projeto EDP e quando não houver instalações, porque pode acontecer, essas pessoas passam para o armazém para ajudarem na logística Vodafone e outros clientes que tenhamos.

A equipa do BackOffice da logística, Rosária, Fábio e Duarte que tinham o seu posto de trabalho numa sala dentro do armazém do K1, já se mudaram para o novo edifício. 

“Com a existência do K2 conseguimos arranjar ali um espaço fantástico, numa sala privilegiada onde a equipa tem hipótese de crescimento se for necessário”.

Em termos de transporte, a Wondercom tem a Crafter, que era o veículo utilizado para transportes de material de grande formato. Neste momento, a Crafter está reservada para o projeto EDP, pelo menos neste período de início. Posteriormente, prevê-se que seja necessário adquirir outros veículos para o transporte das máquinas.

Outros projetos, nomeadamente a Huawei e a devolução de equipamento à Vodafone, que era feita pela Crafter, está a ser feito com um camião que se desloca ao nosso armazém uma vez por semana. Sempre que necessário é alugada uma viatura para fazer os transportes necessários. Tudo isto para que a Crafter fique disponível para fazer a entrega das máquinas da EDP.

Quais as perspetivas de crescimento que a EDP prevê?

A EDP teve um boom de instalações no ano de 2019, e prevê mais que duplicar a operação no ano de 2020. Prevêem a venda/entrega de 8.000 máquinas este ano de 2020, tendo em conta que a percentagem de maior instalação será em Lisboa.

O novo espaço K2 tem cerca de 400m2 e é composto por 2 salas de armazém, Instalações Sanitárias, uma sala de trabalho e um mezanine envidraçado com até 6 postos de trabalho.

Este espaço albergava as antigas oficinas do IAPMEI e sofreu uma restruturação profunda, tendo sido reabilitado de acordo com as nossas necessidades.