EDP – Um novo desafio – entrevista com Zuzana Fabianová

Conta-nos como surgiu esta oportunidade do cliente EDP. 

A EDP sempre foi uma empresa que nos despertou interesse e a Wondercom foca-se sobretudo no field service.

Nos últimos anos a EDP tem alargado o seu portefólio, pelo que existiu uma necessidade de reforçar as equipas, de forma a que pudessem instalar painéis fotovoltaicos, que tivessem uma cobertura nacional e que tivessem uma estrutura door-to-door. Nesse sentido foi-nos oferecida a oportunidade de participar num piloto de forma a mostrarmos à EDP que de facto somos uma empresa capaz de fazer tais instalações.

Que desafios vês ao entrar noutra área do field service que não no Telco ou ICT ?

Um dos grandes desafios da Wondercom é o know-how. Chegámos à conclusão que os recursos atuais não são suficientes.  

Os recursos que estão atualmente no mercado são muito escassos.  Acho que o maior desafio é o recrutamento, uma vez que não há pessoas suficientes com a formação adequada.  A solução para este problema é eventualmente criar uma academia ou um centro de formação, onde possamos qualificar os técnicos e desta forma aumentar o número de pessoas disponíveis para este projeto.

A wondercom alguma vez esteve envolvida em projetos de energias renováveis ou alternativas? Conta-nos como foi essa experiência?

Em março de 2012 estivemos em projetos relacionados com as energias alternativas, nomeadamente a energia eólica. Chegámos a estar presentes em sessões de formação na Escócia. Uma empresa parceira pretendia que colaborássemos na instalação de torres eólicas num grande projeto no Canadá, que infelizmente não foi para a frente. Ficámos apenas pela formação. Para além disso participámos numa feira em Londres, que estava ligada às energias renováveis, que foi uma experiência muito interessante. 

Achas que os atuais recursos se podem adaptar a esta nova área ou teremos que recorrer a novos recursos?

Como referido na entrevista com a Rosária Góis, utilizamos o K1 (aplicação), que nos orienta na parte de distribuição do serviço, como também na organização da logística. Inclusive criámos uma view onde a EDP pode ver o stock disponível para as instalações.

Paralelamente a este projeto, surgiu também uma outra oportunidade – os eletrodomésticos eficientes.

Aqui o maior desafio foi encontrar espaço e o equipamento adequado para mover os eletrodomésticos. Também tivemos de fazer alterações a nível da nossa frota, uma vez que as viaturas têm de ser maiores do que as que temos habitualmente.

Não deixa de ser um serviço de field service, onde levamos as máquinas até ao cliente e fazemos a sua instalação. Se o cliente tiver a necessidade de pequenas obras, por exemplo, trocar uma torneira ou uma válvula, ou for necessário trocar uma tomada elétrica, os nossos técnicos devem estar aptos para o fazer também.

Que perspectivas de crescimento é que prevês para este negócio a médio prazo?

As energias renováveis são uma das áreas do futuro. Por isso é muito bom que façamos parte da mesma, e tenho a certeza que a Wondercom está apta para este próximo capítulo.

As perspetivas para estes projetos são muitas. O feedback tanto dos nossos comerciais como dos comerciais da EDP é muito bom, e isso revela também a consciência dos utilizadores em querer utilizar e ter a possibilidade de usar energias alternativas.

Relativamente aos eletrodomésticos, fomos convidados a fazer a instalação dos mesmos a nível nacional. Decidimos em conjunto com a EDP, que responderíamos inicialmente à zona Sul e a partir do momento que nos sentirmos mais seguros avançaremos com o Norte.

Relativamente ao Solar, as vendas estão a ser garantidas pela Wondertrade. O projeto foi iniciado em finais de outubro, e já vendemos 132 painéis solares. O nosso grande objetivo para o mês de janeiro foi de 100 painéis vendidos em Lisboa e Covilhã. O objetivo para o primeiro trimestre de 2020 é vender 200 painéis por mês. Atualmente a equipa (Lisboa e Covilhã) é composta por 20 comerciais certificados pela EDP.

A aceitação em termos de mercado tem sido muito boa e isto mostra-nos que temos um mercado gigante pela frente, com uma margem para crescer muito grande

Como é que este projeto foi recebido pela área comercial – Wondertarde? Como é que é trabalhar com a EDP? 

É maravilhoso, é aquilo que chamo de uma parceria extremamente saudável, portanto o resultado só pode ser positivo. Existe um espírito de entre-ajuda, de partilha de ideias, de experiências, mostrando como é que vamos efetivamente melhorar todos os dias a nossa taxa de eficácia.

Como é que este projeto foi recebido pela área operacional?

Quero agradecer o esforço e o envolvimento pessoal da coordenação dos CCO’s que já estão a participar no projeto solar e eletrodomésticos. Este projeto foi muito bem recebido. Atualmente temos a Coordenação deslocar-se a fisicamente às instalações, a participar, a dar formação e inclusivamente a tirar as formações necessárias de um técnico FService no sentido de terem todo o Know How necessário para poderem dar instruções e coordenar todo o trabalho.

É de louvar a atitude e a pro-atividade dos Coordenadores dos CCo’s. Só é possível implementar uma coisa destas de raiz com este tipo de atitude positiva e construtiva pois de outra forma as pessoas nunca iriam sair da sua zona de conforto. Tiveram uma atitude exemplar e abraçaram este projeto com muita energia … bzzzzzz.