O mundo mudou…”Os desafios do Trabalho Remoto”

Autoria: Andreia Nunes
Departamento de Recursos Humanos

Sem que tivéssemos sido avisados ou preparados fomos engolidos por uma realidade que não conhecemos bem. Estamos hoje a viver dias desafiantes, tempos inéditos e difíceis de entender, mas que põem à prova a nossa capacidade de lidar com a imprevisibilidade e com a adversidade. E, certo é que o ser humano é exímio nisso, na sua capacidade de dar uma cambalhota e reagir. Prova disso é que, melhor ou pior, nos adaptámos à mudança e mesmo à distância, revolucionamos muitas das nossas rotinas.

De facto, deixámos de fazer da forma que (sempre) fizemos. E está a resultar!

O mundo das empresas e a forma como trabalhamos mudou também e, apesar das práticas de trabalho flexível ou trabalho remoto começarem a dar os seus passos nas organizações, a situação em que actualmente vivemos, veio impulsionar a adopção forçada e generalizada (a maior parte das vezes destruturada até) das mesmas.

E porque a mudança de realidade e de forma de trabalhar levanta alguns desafios com os quais não tinhas ainda lidado, partilharmos algumas dicas que te irão ajudar a superar os desafios do trabalho remoto e para que continues a ser eficiente, mesmo com todas as limitações e distracções ali ao lado.

1. Encontra o teu espaço de trabalho

A tua casa, é por estes tempos também, o teu novo local de trabalho, pelo que é importante que encontres um espaço confortável, onde possas trabalhar livre de distracções e que te seja inspire.

Tendo a luz um papel determinante na nossa produtividade, o ideal é que seja um espaço bem iluminado (preferencialmente com luz natural) e com uma temperatura adequada. Opta também por uma cadeira que te permita uma boa postura. Deves manter o teu espaço de trabalho arrumado e organizado tendo à mão, tudo e apenas, o que necessitas para trabalhar e manter-te focado

2. Estabelece uma rotina

O trabalho remoto requer muita resiliência, organização, e mesmo responsabilidade e motivação. E sem a disciplina do escritório é muito fácil nos perdermos na falta de rotina aparente e na quantidade de distracções existentes.

Assim, e para que te mantenhas produtivo em situação de trabalho remoto, é necessária uma boa dose de disciplina e autocontrolo. Para te ajudar, aconselhamos a que estabeleças um ritual e o sigas. Levanta-te à mesma hora, veste-te como se fosses trabalhar, toma um bom pequeno almoço, define as tarefas do dia e põe mãos à obra! Ao cumprir esta rotina diária, aumentarás as hipóteses de trabalhar de forma mais organizada, sentindo-te mais produtivo e satisfeito ao final do dia, uma vez que entrarás no mindset adequado para encarar o teu dia de trabalho de forma positiva. 

3. Faz uma pausa

Com a azáfama de tarefas a cumprir, e numa rotina à qual nos estamos ainda a ajustar, é fácil perdemos a noção do tempo. É por isso essencial que definas blocos de tempo para trabalhar, que não devem exceder os 90minutos, e faças pausas que te permitam relaxar.

Obriga-te a sair da frente do computador, levanta-te, espreguiça-te, vai até à janela respirar um pouco de ar, ou apenas bebe um café. Verás como esta pequena pausa te vai ajudar a manter o foco e os níveis de energia!

4. Continua a comunicar

Sem os momentos de proximidade a que estamos habituados com os nossos colegas trabalho, é fácil sucumbirmos a alguns sentimentos de alguma solidão e até de desconexão com a organização, prejudicando os níveis de bem-estar, o nosso desempenho, e o nosso compromisso organizacional. Para ultrapassar estes novos desafios, cria o hábito de manter o contacto diário com os teus colegas, tirando partido dos novos canais de comunicação. Promove reuniões regulares de ponto da situação, fomenta a comunicação com mensagens de chat, de forma, a resolver assuntos de modo mais ágil (evitando a sobrecarga do e-mail) e liga sempre que precisares de passar ou esclarecer uma mensagem mais eficiente.

5. E Lembra-te…Não exageres

Actualmente vivemos constantemente ligados e, com todas as condicionantes a que estamos agora sujeitos, é fácil nos distraímos e trabalharmos horas a fio ou até o promovermos na tentativa de ultrapassar a nossa insegurança. É, por isso importante impor alguns limites à vida profissional que nos ajudem a estabelecer um equilíbrio saudável entre esta e nossa vida pessoal, e assim garantirmos o foco e simultaneamente o nosso bem-estar.

Planeia o teu dia de trabalho e foca-te em cumprir as tarefas a que te propuseste. Reserva algum espaço na tua agenda para as actividades que mais gostas e, “quando chegar a hora”, desliga o PC e “vai para casa”.

6. E no teu caso, que geres equipas adopta estas boas praticas e dá o exemplo:

  • Mantem o contacto permanente com a tua equipas, estabelecendo reuniões regulares sejam elas de ponto da situação, para resolver uma situação especifica ou apenas para um momento de convívio e descontracção;
  • Garante a rotina quer seja das reuniões planeadas, actividades e cumprimento de prazos;
  • Define objectivos semanais, acompanha a actividade, os resultados e dá feedback;
  • Ajusta os horários de trabalho;
  • Sempre que possível dá continuidade aos projectos, ou inicia aqueles para os quais nunca tiveram tempo;
  • Promove uma cultura aberta, flexível e de confiança – mantém-te sempre presente, suporta e sê compreensivo.

Despois deste grande desafio, nada vai ser como dantes. Algumas mudanças vão ser claramente para melhor, outras farão com que as nossas vidas sejam apenas diferentes! 

Aproveita a oportunidade!