O objetivo da sinalização de segurança no trabalho é muito claro:
Garantir a segurança dos trabalhadores
e de todos os que se encontram nas instalações
A sinalização de segurança comunica mensagens claras sobre perigos de um local ou informações adicionais sobre os mesmos. Além disso e em situação de emergência, a sinalização oferece orientações específicas e seguras, exatamente o que é preciso em momentos de algum pânico e de agitação.
Tipos de sinalização de segurança
Olhemos para os diferentes tipos de sinalização de segurança:
Os sinais podem ser redondos, triangulares, retangulares ou quadrados e, dependendo da sua cor, têm diferentes mensagens a passar

Sinalização de AVISO
Os sinais de aviso são triangulares com fundo negro sobre o amarelo.Pretendem chamar a atenção dos trabalhadores para os perigos existentes levando a que estes tomem os cuidados necessários

Sinalização de incêndio
A sinalização de combate a incêndios é retangular ou quadrada e contém um símbolo branco sobre fundo vermelho.Esta sinalização pretende localizar facilmente equipamentos de combate a incêndio, como extintores, telefones de emergência, carreteis, etc.

Sinalização de Proibição
A sinalização de proibição é redonda, com fundo branco, pictograma negro e uma faixa vermelha.
Os sinais de proibição, obviamente, proíbem determinados comportamentos.

Sinalização de OBRIGAÇÃO
Os sinais de obrigação são redondos e azuis.
Esta sinalização tem como objetivo indicar que comportamentos e procedimentos são obrigatórios, nomeadamente no que diz respeito ao uso de EPI’s.

Sinalização de EMERGÊNCIA
A sinalização de emergência é retangular ou quadrada e tem um símbolo branco sobre fundo verde.
Esta sinalização indica as saídas de emergência, direções de fuga ou localização de algum equipamento útil em situações de emergência.