#Por um rosto sem discriminação

Autoria: Vera Vicente
Departamento de Recrutamento e Outsourcing

Apesar dos diversos avanços que temos assistido na luta para a igualdade de oportunidades e não discriminação, este ainda é um tema de bastante relevância no setor tecnológico.

Atualmente o nosso setor é ainda discriminatório em termos raciais, de género, de idade, LGBTQIA+, de deficiência e de risco agravado de saúde, entre outros.

Somos frequentemente confrontados com estatísticas que nos apresentam a desigualdade salarial de género, com dados que nos demonstram a desigualdade de oportunidades em função da raça e com relatos de não seleção para determinada vaga com base no facto de um candidato ser transexual.

A rápida digitalização das empresas está a ser também responsável por discriminação com base na idade, não só para com os colaboradores destas organizações, mas também para com todos os que fazem parte da cadeia de valor de uma organização – fornecedores, clientes e parceiros.

A integração no mercado de trabalho para pessoas com deficiência ou risco agravado de saúde é ainda difícil e demonstrativa da desigualdade de oportunidades que existe no nosso mercado.

A defesa pela igualdade de oportunidades e pela não discriminação no setor tecnológico é um dever de todos os que trabalham nesta área. É um dever para o qual devemos estar conscientes e uma causa para a qual todos, independentemente da função, podemos ser agentes e contribuir para um setor mais justo e equalitário.

Apesar do cenário ainda discriminativo no nosso setor, temos vindo a assistir a uma rápida evolução na mitigação destas situações e a um aumento claro na igualdade de oportunidades.

Esta melhoria na igualdade de oportunidades revela-se fundamental para que comecem a surgir modelos de referência representativos de todos os grupos presentes na nossa sociedade que tornem esta evolução mais célere.

Na nossa organização estamos focados em garantir a evolução na igualdade de oportunidades e não discriminação no nosso setor e fazemos a nossa parte para garantir a diversidade e inclusão em toda a cadeia de valor.

Fazemos parte do movimento #CHANGETHEFACE e defendemos:

  • Diversidade e inclusão;
  • Abordar as desigualdades e erradicar o preconceito e a discriminação no setor das tecnologias.

Na defesa destes princípios, garantimos:

  • Processos de contratação diversificados e não discriminatórios;
  • Inclusão de parceiros de diferentes géneros, em todas as fases da nossa cadeia de abastecimento;
  • Parcerias com escolas e universidades, promovendo as carreiras para pessoas mais jovens.

Estamos certos que equipas mais diversificadas, com uma representatividade maior de todos os grupos presentes na nossa sociedade se traduzem num melhor e mais completo trabalho.

Na nossa estrutura interna continuamos a evoluir na representatividade e atualmente temos uma cultura de igualdade de género, idade e multicultural.

Convido-vos, para conhecerem mais infomação sobre as nossas ações Wondercom, a relerem o artigo “DIVERSIDADE E INCLUSÃO NUMA EMPRESA QUE REALMENTE QUER SABER!”.