COMO VAI AGORA A SAÚDE DOS NOSSOS COLABORADORES?

 Parte II | periodo de análise 01/02/2021 a 09/05/2022

Autoria: Andreia Nunes
Departamento de Recursos Humanos

De abril a maio fomos louvados com uma série de iniciativas no que respeita à saúde.

Não sabes de que dias estamos a falar? Anda daí que nós apresentamos-te alguns:

02/04Dia Mundial da Consciencialização do Autismo
06/04Dia Mundial da Atividade Física
07/04Dia Mundial da Saúde
11/04Dia Mundial da Doença de Parkinson
17/04Dia Mundial da Hemofilia
28/04Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho
03/05Dia Mundial da Asma
08/05Dia Mundial do Cancro do Ovário
17/05Dia Mundial da Hipertensão
21/05Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade
31/05Dia Mundial Sem Tabaco

E Junho? Claro que sim… ? Junho, Julho e Agosto são meses sinónimos de sol, praia e gelados!!!

Os melhores meses para fazer asneira… mas sem descorar a saúde, estamos combinados?

E COMO VAI AGORA A NOSSA SAÚDE

Voltamos a ter curiosidade em saber como está a saúde dos nossos colaboradores, e fomos novamente á procura de respostas. Agora, alguns meses depois, voltámos a fazer nova análise dos dados.

O que é que mudou? Aliás!!! Será que algo mudou? Ou simplesmente deixámos passar os sinais de alerta e nada fizemos para mudar?

Novamente, contámos com a ajuda da Medialcare para chegarmos aos resultados abaixo que refletem a saúde de todos os colaboradores do Grupo Wondercom, sem exceção.

Acompanha-nos nesta análise e vem conhecer como vai a saúde de todos nós!

População

No período em análise, dos 756 colaboradores do Grupo Wondercom- mais 138 face análise anterior – 128 eram do sexo feminino e 628 do sexo masculino, sendo que, 366 se encontravam numa faixa etária dos 18-34 anos e 352 dos 35-49 anos.

Num total de 457 exames médicos – mais 133 -, 207 foram de admissão e os restantes periódicos e ocasionais. Cerca de 96% destes tiveram como resultado “Apto” e apenas 4% “Apto Condicionalmente”.

Para os mais distraídos, “Apto Condicionalmente” significa que a capacidade que o colaborador apresenta para o desempenho das suas funções profissionais apresentam reservas ou tem limitações que influenciam o rendimento na sua atividade profissional.

Tensão Arterial

A Tensão Arterial Elevada está presente em cerca de 6% dos nossos colaboradores e verifica-se predominantemente no sexo masculino.

Comparativamente com o ano anterior podemos verificar que reduzimos em 4% a tensão arterial elevada no sexo masculino e em 1% no sexo feminino.

Ótimo esforço de todos!

Índice de Massa Corporal

No que respeita ao indicador peso, contatou-se que cerca de 50% dos nossos colaboradores têm excesso de peso, obesidade ou obesidade mórbida, em particular no sexo masculino e em idades entre os 35 e 49 anos.
Este é um dado em que deveremos ter especial atenção pelas consequências futuras que pode trazer.

Em comparação com os dados apresentados em 2021, esta é uma realidade que em nada alterou. É certo que se verifica uma diminuição nos dados “Excesso de Peso” e “Obesidade” no sexo masculino em todos os intervalos etários, mas em nada é expressiva. Temos de continuar a ser persistentes com este tema de lutar por nós e pela nossa saúde física e mental.

SOS Prevenção

Vamos prevenir?
Damos-te algumas dicas para que a alteração destes resultados seja visível e que no próximo artigo recebamos todos uma medalha de esforço e dedicação a nós mesmos!

  • Tens Seguro de Saúde Médis? Boa!

Na app Médis poderás encontrar o Programa Médis Active, neste programa poderás acompanhar o teu nível de atividade e verificar onde te situas face ao desempenho dos outros utilizadores. Atinge objetivos definidos por ti e ganhe prémios ao participar nos desafios Médis. Sabe tudo aqui.

Não tens seguro Médis? Não tem problema assim que realizares 1 ano de Grupo Wondercom este beneficio ser-te-á facultado automaticamente.

  • Água!!! Hidrata-te com frequência!
  • Evita a ingestão de alimentos ricos em sal.
  • Familiariza-te com a roda dos alimentos e escolhe um prato com um produto de cada triangulo.
  • Prática de exercício físico. Não te esqueças a plataforma Wonder4U dispões de descontos exclusivos em clubes de fitness:

Procura aqui estas e outras ofertas na Categoria “Desporto”

Hábitos Tabágicos

Este hábito continua presente nos colaboradores. Houve um aumento em 2% deste hábito no sexo feminino e uma queda dos mesmos pontos percentuais no sexo masculino.

No entanto, e de uma forma geral, estamos bem. Objetivo não cumprido, mas a ganhar terreno! ?

Stress Laboral

Inspira…. Expira…

Parece que as sessões de relaxamento não atingiram esta análise!

Verificou-se um aumento de 3% no Stress Laboral face á última análise, com incidência de crescimento no sexo feminino. É certo que tal dado não é expressivo, em todo o caso cabe-nos apresentar-vos sugestões que podem ajudar a baixar o stress sentido, seja ele profissional ou não profissional. Mas antes de mais não queríamos avançar sem antes informar também que no sexo masculino este tipo de stress diminuiu de 9% para 6%. Boa rapazes! Aposto que tudo se deve à meditação! Ahahah

Algumas sugestões para combater o stress:

  • Nunca é demais relembrar que tempo acesso a uma Plataforma de Benefícios: Wonder4U.

  Aqui podes aproveitar todos os descontos em atividades de lazer e bem-estar. Não percas tempo e   marca já a rua massagem.

  • Tens acesso à plataforma Udemy? Procura por lá, de certo que haverá um curso interessante para fazeres.
  • Mencionamos lá acima o Seguro de Saúde Médis, pois bem a Médis dispõe de serviço de consulta on-line de diversas áreas de saúde. Evita filas de espera, marcações presenciais sem fim e atrasos inesperados. Agenda a tua consulta on-line através da app ou web.
  • E outra vez, porque nunca desilude… Prática do Exercício Físico.

Chegamos ao fim….

Reforçamos que é da nossa responsabilidade promover a saúde dos nossos colaboradores, mas os resultados apenas serão notórios se a prevenção e a luta for conjunta. Junta-te a nós! Muda e ajuda a mudar, pelo bem de todos, o meu, o teu, o nosso!

Muda por uma boa causa,
A tua causa!