Cultivando Conexões entre a Terra e a Vida Profissional

No cenário urbano e agitado onde o nosso Grupo atua e onde a tecnologia e a inovação são os pilares do dia a dia, existe um grupo notável de colaboradores que encontrou um equilíbrio único entre o mundo corporativo e a tranquila harmonia da agricultura. Apelidados carinhosamente como os “agricultores da Wondercom”, estes colegas têm cultivado, literalmente, uma paixão pela terra e encontrado uma ligação especial entre as suas vidas pessoais e profissionais.

Já são muitos os colegas que fazem parte deste grupo, contudo, para conhecermos melhor esta paixão pela agricultura, conversamos com o Carlos Dias, com o João Gonçalves e com o Onésimo Costa.

O percurso de cada um destes colegas começou de uma forma diferente, mas o despertar do interesse pela agricultura aconteceu com todos eles, mesmo vivendo na agitação da cidade.

Para o Carlos, o contato com a natureza iniciou-se em pequeno, quando durante as férias ia para a “terra”, mas foi a oportunidade de se candidatar a uma horta municipal, que aconteceu há sete anos que se tornou a semente que fez reacender essa paixão.

O João, por sua vez, também sempre viveu na cidade, mas teve o privilégio de crescer sempre com contacto com o meio agrícola e abraçou a possibilidade de cultivar a sua própria horta. Tem também conjuntamente com o sogro uma vinha na zona do Douro.

Já para o Onésimo, a descoberta da agricultura biológica foi o ponto de viragem. Quando participou, por mero acaso, numa conferência sobre sementes e agricultura orgânica, percebeu o seu interesse pela área agrícola. Mais tarde, iniciou-se com uma pequena horta em casa, que expandiu, já noutro terreno e que hoje já representa um espaço bastante significativo de quase um hectare.

Os campos agrícolas de cada um destes colegas são vastos e repletos diferentes tipos de culturas.

O Onésimo orgulha-se de sua plantação diversificada, incluindo 100 abacateiros, árvores de fruto, batata, batata-doce, cebola, feijão, milho e muito mais. O João também cultiva diversas culturas, como tomate, alface, abóbora e ervas aromáticas, vinha e até flores. Já o Carlos, apesar de ter um espaço menor, tem uma horta bastante organizada e onde se tem dedicado a testar diferentes culturas produzindo atualmente vários tipos de tomate, abóboras, favas, curgetes, pepinos, entre outros.

O cuidado com a agricultura biológica é uma premissa fundamental para estes nossos colegas.

Todos eles privilegiam um cultivo mais saudável, com foco em energia solar, com a ajuda de ovelhas para controlo de ervas daninhas e com uma série de estratégias focadas numa agricultura sustentável e biológica. Mas apesar disso, é unanime a importância que dão aos conselhos dos mais velhos, anciãos da agricultura.

Ao incorporarem este hobby à sua vida, estes colegas encontram uma forma de desanuviar do stress da vida urbana. Para o João, acompanhar o crescimento das suas plantas traduz-se numa grande satisfação, conectando-o com o processo de crescimento e desenvolvimento.

O Carlos destaca que a agricultura é para si um espaço de mindfulness, que lhe proporciona uma forma de organizar sua mente e um constante desafio para aprender e melhorar.

Além disso, o hobby da agricultura tem proporcionado lições importantes. Para o Onésimo, a agricultura ensinou-lhe a importância do tempo e a ter paciência, permitindo-lhe desacelerar num mundo que parece correr constantemente.

Estes nossos colegas, com a sua ligação à terra e com as suas mentes inovadoras, provam que há uma conexão especial entre as suas vidas pessoais e profissionais. Enquanto se destacam no mundo da tecnologia, encontram harmonia e sabedoria na simplicidade da agricultura.

A Wondercom orgulha-se de ter na sua estrutura talentos tão diversificados e inspiradores, pois estes nossos “agricultores” são a prova de que o cultivo das paixões pessoais pode florescer em sinergia com o sucesso no mundo corporativo.

A sua dedicação à agricultura biológica e ao equilíbrio entre a cidade e natureza é uma fonte de inspiração para todos nós.