Oportunidades para a Wondercom na área da Energia

Autoria: José Oliveira
Função: Diretor Pré-Venda e Comercial TIC

O negócio da Energia está em grande transformação passando de um modelo em que o foco estava na produção (Centrais a Carvão e Gás Natural, Parques Eólicos, Centrais Solares, …) para um modelo de mercado livre em que o foco está na Venda e nos Clientes.

A grande maioria das pessoas em Portugal associa o negócio da Energia Elétrica à EDP mas poucos sabem que as alterações de regulação obrigaram a EDP a dividir-se em várias empresas: Produção, Renováveis, Distribuição, Comercial, … com funções diferentes.

A EDP Comercial é um cliente da Wondercom que em 2020 desenvolveu atividades relevantes na instalação de Painéis Solares e Eletrodomésticos Eficientes, tendo sido selecionada para, a partir de 2021, poder desenvolver essas atividades em todo o território nacional.

Vai ser um grande desafio operacional criar uma estrutura para trabalhar em todo o país mas a Wondercom já venceu esse desafio nas Telecomunicações pelo que na Energia terá que percorrer um caminho semelhante.

Após o Verão lançaram-nos o desafio de estudar as Operações da EDP-Comercial no segmento de Consumo, para com uma visão externa lhes apresentar propostas de melhoria que os preparem melhor para os desafios futuros.

Desenvolvi esse trabalho na EDP-Comercial de Setembro a Dezembro de 2020, em modelo virtual. 

O resultado foi um conjunto de propostas de melhoria, mas foi também uma oportunidade de conhecer a EDP-Comercial por dentro e perceber como é que a Wondercom pode ajudar a EDP e com isso aumentar o seu volume de negócio na área da Energia.

Para protegermos o ambiente e reduzirmos as emissões de dióxido de carbono vai verificar-se uma migração de outras formas de energia para a energia elétrica:

  • Os carros estão a evoluir para viaturas elétricas e híbridas – deixaremos de atestar o carro de gasóleo ou gasolina para passarmos a carregar a bateria;
  • Os fogões e os esquentadores a gás vão evoluir para equipamentos elétricos – mais limpos e seguros;
  • O conforto das nossas casas vai levar a que cada vez mais pessoas instalem Ar Condicionado que obriga a um investimento inicial mas é a forma mais barata de aquecer ou arrefecer o ambiente;
  • Já estamos a instalar Painéis Solares em vivendas mas com a nova legislação sobre Comunidades de Energia vai ser possível fazer instalações em prédios sendo a energia produzida nos mesmos ser distribuída pelos diversos andares.

Todos estas mudanças necessitam de instalação e suporte ao nível de equipamentos:

  • Carregadores para viaturas em vivendas, garagens de prédios e empresas;
  • Troca de fogões e esquentadores a gás por fogões elétricos e termoacumuladores;
  • Condicionadores;
  • Painéis Solares em vivendas, prédios e empresas;
  • e da própria rede elétrica das casas e dos edifícios – um trabalho enorme que vai requerer um Field Service qualificado.

É para responder a esses desafios e tirar partido da oportunidade que nos vamos preparar, pensando que é um negócio tão grande como o das Telecomunicações. 

Se criarmos competências e fizermos melhor que os nossos concorrentes podemos ambicionar ter, no futuro, um negócio na Energia tão grande como o que temos nas Telecomunicações, podendo trabalhar para a EDP em clientes de Consumo e também em Empresas.

Já demos os primeiros passos, temos agora que andar e correr!