REVISÃO PELA GESTÃO – ANO 2020

No inicio de cada ano e em jeito de balanço, daquilo que foi o desempenho do sistema de gestão integrado (Qualidade; Ambiente e Segurança) da Wondercom, é elaborado um relatório que sistematizada toda a informação relevante por forma a que se tenha uma visão global do sistema.

No presente documento é apresentado um resumo do relatório de revisão pela gestão, onde são apresentados os resultados mais relevantes do ano 2020, bem como a comparação dos mesmos com os anos anteriores, tendo por objetivo primordial, uma análise de tendências, como forma de se aferir quanto ao desempenho do sistema.

Com base na análise efetuada e com base no que se perspetiva para o ano seguinte são também identificadas as oportunidades de melhoria que a organização considera relevantes implementar ao longo de 2021.

Assim sendo, passa-se seguidamente a apresentar, aqueles que foram os resultados relevantes da melhoria contínua, bem como as saídas relevantes resultantes da revisão pela gestão.

RESULTADOS RELEVANTES DA MELHORIA CONTINUA

Nº de Intervenções Realizadas

Apesar do decréscimo verificado no nº de intervenções nos meses de março, abril e maio de 2020, fruto do confinamento, a Wondercom conseguiu sensivelmente a partir do 2º semestre do ano recuperar de uma forma extraordinária, tendo fechado o ano com 265 139 intervenções.

O ano de 2020, e apesar de todo o contexto externo vivido em termos mundiais em consequência da Pandemia, conseguiu ser o ano em que a Wondercom atingiu o seu record em termos de intervenções realizadas.

Satisfação do Cliente

Em 2020 o índice de satisfação dos clientes alcançado foi de 84,75%. No gráfico seguinte apresenta-se os resultados da avaliação de satisfação do cliente tendo em conta os  últimos 8 anos, onde se pode analisar tendências.

Verifica-se portanto, que desde 2013 que se tem assistido de uma forma gradual a uma tendência crescente, da satisfação do cliente, com algumas ligeiras oscilações nos anos de 2015 e 2018.




Reclamações
Através da leitura direta do gráfico que se segue, constata-se que o objetivo traçado para a % de reclamações em 2020  (obj: ?0,105%) foi amplamente alcançado, tendo-se fixado no valor médio anual de 0,069% !!
 

Acidentes de Trabalho

Para 2020 a Wondercom definiu como objetivo, uma % de acidentes de trabalho igual ou inferior a 3,2% face à totalidade de colaboradores, tendo sido atingido uma % de acidentes de trabalho em 2020 de 3,2%.

De salientar que:

  • 1 acidente foi “in-itenere”;
  • 3 acidentes não deram origem a ausência ao trabalho;
  • 3 acidentes estiveram relacionados com o novo projeto do cliente EDP, relacionado com a instalação de painéis fotovoltaicos.

Acidentes Rodoviários

Como se constata o nº de acidentes rodoviários em 2020, imputáveis ao condutor diminuiu relativamente a 2019 e 2018. O que poderá ser justificado com o menor trafego rodoviário que se fez sentir nas vias rodoviárias, durante todo o ano de 2020, na sequência da Pandemia.

À semelhança dos anos anteriores, em 2020 deu-se continuidade à realização de ações de sensibilização relacionadas com eco-condução e condição eficiente, através da Gazeta W.

AS SAÍDAS RELEVANTES DA REVISÃO PELA GESTÃO

Seguidamente apresentam-se as saídas relevantes resultantes da revisão do sistema pela Gestão:

DireçãoOportunidades de Melhoria
Direção de Qualidade Ambiente e SegurançaLevantamento das condições ergonómicas dos postos de trabalho administrativos;
Promover formação relacionada com gestão da segurança, ambiente e emergência  aos novos elementos da equipa de logística;
Partilhar com os colaboradores os acidentes de trabalho, que devido à sua pertinência, se relevem ser uma mais valia como forma de alertar con ciências para a importância da prevenção em termos de SST.
Direção de Sistemas de InformaçãoImplementação do sistema de gestão da segurança da informação, de acordo com a ISO 27001
Direção de outsourcingDiversificar as áreas de negócio de outsourcing, como forma de angariar novos clientes.
Direção de Comunicação, Imagem e InfraestruturasDinamizar a Utilização das redes sociais (Facebook; Linkedin e Instagram) para promover a atividade da Wondercom bem como outras áreas de negócio (EDP fotovoltaico e outros);
Incluir no plano de manutenção das infraestruturas a manutenção do portão elétrico do armazém de Coimbra.
Direção de Recursos HumanosAumentar o grau de especialização técnica dos elementos das equipas através de formações e certificações, através da contratação da plataforma UDEMY for business.