Onde ver as estrelas em Lisboa

Onde ver as estrelas em Lisboa

©DR

Observatório Astronómico de Lisboa

A luz urbana atenua o brilho das estrelas, por vezes fazendo-as “desaparecer” da abóbada celeste, mas com a ajuda de telescópios é possível apreciar a beleza natural dos astros.

©Bruno Neves/Planetário

Planetário Calouste Gulbenkian

Às quartas e sábados, às 16.00 e às 14.00 respectivamente, há “O Céu Visto da Terra”, sessões de observação astronómica para olhar o céu com e sem poluição luminosa. Quantas estrelas conseguimos ver da cidade?

David Clifford

Fonte da Telha

Pode dar um mergulho, assistir ao pôr-do-sol e prolongar o programa com um piquenique nocturno, a partilhar mitos e lendas sobre as constelações. Não se esqueça: o céu nocturno muda ao longo do ano, por isso há sempre novos objectos celestes para observar.

Fotografia: Ricardo Salvo

Santuário da Peninha

“A Peninha, em Sintra, é um dos locais onde sinto mais prazer em fotografar o céu quando não posso afastar-me muito de Lisboa”, confessa Ricardo Salvo, aventureiro experiente e fotógrafo amador. 

Fotografia: Tiago Narciso

Santuário do Cabo Espichel

“Pode parecer contraproducente falar em céu escuro ao lado de um farol mas sou grande fã do Cabo Espichel”, explica Tiago Narciso, fotógrafo amador e entusiasta de Astronomia. “Como só existe mar para a frente desde que não haja neblina dá para ver muitas mais estrelas do que seria de esperar.” Ainda assim, alerta: “A melhor altura para fotografias com o centro da Via Láctea é, contudo, no Verão.”