Um namoro bem sucedido entre a Bureau Veritas e a Wondercom

Autoria: Zuzana Favianová

No dia 25 de outubro 2022, assinámos, com a Bureau Veritas Rinave Sociedade Unipessoal, Lda um contrato para iniciarmos um Consórcio Externo para Prestação de Serviços de Revisões e Check-up de Instalações de Gás e Eletricidade dos clientes EDP. 

Vou começar por vos apresentar a Bureau Veritas, SA – empresa mãe da Bureau Veritas Rinave Sociedade Unipessoal, Lda.. A Bureau Veritas, SA foi fundada em França, no ano 1828. Como podem constatar, é uma empresa com quase 200 anos de tradição. Atualmente, a Bureau Veritas, SA emprega cerca de 66 mil trabalhadores, que estão espalhados por 140 países, dispersos por todos os continentes.

A Bureau Veritas em Portugal é uma organização de certificação em normas como a ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001, entre outras, no entanto, o seu portfólio inclui também serviços de formação, gestão de riscos industriais, inspeções e ensaios de instalações e equipamentos, soldadura, serviços de construção, serviços de cibersegurança e muitos outros. 

O nosso contacto com esta organização já é longo, mas foi iniciado num âmbito diferente, quando em 2012 obtivemos a nossa certificação ISO 9001.

Esta nova parceria nada tem a ver com processos internos da Wondercom. Neste contrato, a Wondercom e a Bureu Veritas decidiram juntar forças, para se posicionarem num concurso lançado pela EDP Global Solutions, para a aquisição de serviços de revisões e check up de instalações de gás e eletricidade.

A Bureau Veritas ficou responsável pelas Revisões de instalações de gás e de eletricidade, quando estas estão incluídas no mesmo agendamento.

Já a nós, coube-nos a responsabilidade pelas Revisões de instalações de eletricidade, pelo check-up de iluminação, check-up de equipamentos e também pelo planeamento das rotas das equipas Field Service e agendamentos das intervenções.

É responsabilidade de ambas as empresas a instalação do Gestor de Energia – equipamento de monitorização de energia dentro do quadro elétrico, que permite ao cliente final visualizar os dados relativos ao seu consumo.

Para perceberem com maior detalhe este projeto, a revisão de Instalações de Gás inclui tarefas como: 

  • ensaios de estanqueidade; 
  • ensaios de concentração de monóxido de carbono diluído no ambiente; 
  • verificação das partes visíveis de instalação de gás. 

Já as revisões de instalações de eletricidade têm, como tarefas: 

  • verificação de instalação do quadro elétrico;
  • tarefas associadas a eletrificação;
  • apertos nos equipamentos no quando principal;
  • inspeção visual das proteções;
  • inspeção visual para identificação dos circuitos;
  • verificação do valor da resistência de terra de proteção;
  • verificação do disparo dos dispositivos diferenciais entre outros.

Agora que já conhecem em maior detalhe a Bureau Veritas e os serviços que iremos executar em conjunto. Gostaria de explicar melhor o que levou a esta união de forças e que nos leva a este conceito estranho “consórcio externo”.

Concorremos em conjunto porque nos pareceu uma simbiose perfeita nas áreas de conhecimento.

Nós, Wondercom, temos vindo, nos últimos três anos a fazer um investimento bastante sério em projetos com a EDP. Temos adicionado ao nosso ADN, know-how e capacidade no sector das energias e conquistado a confiança e reconhecimento por parte deste cliente. Adicionalmente, investimos também nos alvarás necessários para a prestação de serviços que foi objeto desta consulta, no que diz respeito, às instalações elétricas.

A Bureau Veritas, além do conhecimento em instalações elétricas, tem uma vasta experiência e todos os alvarás necessários para inspeções de instalações de gás.

E com estes fatores, iniciamos esta colaboração que tenho que salientar, que desde a fase de elaboração de resposta ao caderno de encargos da EDP, tem sido uma experiência muito gratificante de colaboração. Foi, desde o inicio um processo construtivo, ágil, expedito e de muita cooperação e disponibilidade entre as partes.

Fruto dessa colaboração, conseguimos ser uma das 4 entidades selecionadas para prestação deste serviço, que nos levou ao consórcio Bureau Veritas -Wondercom.

Este projeto irá iniciar-se no dia 1 dezembro 2022 e as nossas equipas irão executar serviços na zona de Lisboa e em territórios a norte do país, mais concretamente em Viana de Castelo, Vila Real, Braga e Porto.

Então, mas o que é um consórcio externo?

O consórcio externo é um acordo entre duas ou mais empresas ou organizações, com o objetivo de participar numa atividade comum ou de partilha de recursos para atingir um objetivo comum. Consórcio é uma palavra latina significando “parceria”, associação ou sociedade, e deriva de Consors, “parceiro”, formada por palavra “com” que significa “junto” e “sores” que significa “destino”.

Estou certa que este “destino” que faremos “juntos” será um caminho de sucesso repleto de crescimento e oportunidades conjuntas e que deixará nosso cliente satisfeito com a sua aposta.